quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Acabou 2009...

Último dia de 2009!

Ano muito positivo...concretizados todos os objectivos que defini como fundamentais para continuar esta construção que é a minha carreira de treinador de futebol.

Quem como eu quer ter uma carreira nesta área, sabe que ela será sempre uma construção inacabada pelo que exige do seu construtor (nós próprios) o máximo empenho, dedicação, vontade e lealdade.

Dentro das quatro linhas, o novo desafio que aceitei com agrado em Agosto, é a prova do que referi anteriormente...usaria os mesmos adjectivos para descrever as principais qualidades do meu grupo acrescentando a inteligência, capacidade de aprendizagem, que os “miúdos” demonstram!
Estamos perto de concretizar o primeiro objectivo da época, dependendo apenas de nós para o alcançarmos, a passagem à 2ºfase do campeonato.

O estágio que estou a realizar num dos clubes grandes de Lisboa está a ser muito proveitoso permitindo-me confrontar métodos de trabalho, formas de liderança, ideias de jogo e aumentar a minha capacidade crítica em relação ao treino e ao jogo, acredito eu, obrigando a tornar-me num treinador mais competente e confiante.

A estes dois desafios, nas quatro linhas, aliei um outro, a faculdade!

Iniciei a frequência da licenciatura de Gestão de Desporto, na FMH, que me permite adquirir conhecimentos multidisciplinares fundamentais na minha evolução enquanto treinador.
Estranho, pensarão os leitores? O rapaz quer ser treinador profissional e vai para Gestão em vez de ir para treino desportivo...
Acredito que os grandes treinadores no futuro serão os melhores gestores que necessariamente estarão rodeados de especialistas nas diferentes áreas do treino, medicina desportiva, fisioterapia, psicologia desportiva, nutrição, entre outras...por isso escolhi gestão, o caminho mais longo, provavelmente, mas o que acredito que levará ao objectivo pretendido.

“Torna-te naquilo que és, para fazeres aquilo que só tu podes fazer.”
Friedrich Nietzsche (1844-1900)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Entrei oficialmente hoje de férias...

Serão tão curtas como necessárias para aproveitar a quadra natalícia, descansar do ritmo intenso do dia-a-dia entre a faculdade e os treinos!

Aproveitarei esta pausa para teorizar alguma da prática que tenho vivenciado, para continuar a pesquisar sobre temáticas que pretendo ir aprofundando, para estudar para os exames que farei em Janeiro, para ver futebol internacional...

Enfim, férias!
Digamos que a palavra férias, no meu dicionário, significa: sem compromissos marcados, aproveitar o tempo para continuar a evoluir e recompensar os meus pela minha indisponibilidade habitual.

Nos próximos dias o blog terá vários posts...

Desejo a todos um Santo Natal com saúde, alegria e paz!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sorteio curioso - óculos portugueses

Usando os óculos portugueses no sorteio realizado hoje tanto para a Liga dos Campeões como para a Liga Europa verificamos que os três resistentes portugueses tiveram sortes diferentes: Arsenal, Hertha Berlim e Everton.

O Porto na Liga dos Campeões irá disputar a passagem aos quatros de final com o Arsenal, poderoso inglês com uma equipa recheada de jovens talentos tendo o seu expoente máximo em Cesc Fabregas.
Em anos anteriores o FC Porto já provou que é possível lutar de igual para igual com alguns dos colossos europeus, esta eliminatória será mais um desafio à capacidade do FCP se impor na Europa e demonstrar aos adversários competência para lutar pela vitória final.

O Benfica, já considerado por várias pessoas, como candidato a vencedor da Liga Europa terá um adversário acessível que passou no grupo do Sporting CP em 2ºlugar, o Hertha de Berlim.
O Sporting CP foi derrotado por este Hertha, ainda esta semana num jogo que mais um vez foram colocadas em evidência as insuficiências do plantel leonino.
Não obstante e visto a qualificação e o 1ºlugar do grupo já estarem obtidos, o Sporting CP segue em frente e encontrará o Everton que passou como 2ºclassificado no grupo do SL Benfica.
O Everton foi derrotado nos dois jogos pelos encarnados contudo esta é uma equipa perigosa e que disputará a eliminatória palmo a palmo com o Sporting.

Três cenários distintos: Porto sem favoritismo mas a espreitar a passagem, Benfica com obrigação de seguir em frente e Sporting com uma eliminatória 50/50.

Os cenários colocados são os actuais contudo não nos podemos esquecer que as eliminatórias apenas se irão realizar em Fevereiro pelo que todos os clubes em causa terão de passar por uma abertura de mercado e diversos jogos nas competições internas pelo que os cenários são passíveis de serem alterados...

Esperamos que o ambiente externo favoreça as equipas lusas!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pensamento da semana...

As finais não se jogam, ganham-se!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Portugal no Mundial

GRUPO G

15 junho
Costa do Marfim
-
PORTUGAL
Port Elizabeth
15:00

15 junho
Brasil
-
Coreia do Norte
Joanesburgo
19:30

20 junho
Brasil
-
Costa do Marfim
Joanesburgo
19:30

21 junho
PORTUGAL
-
Coreia do Norte
Cidade do Cabo
12:30

25 junho
PORTUGAL
-
Brasil
Durban
15:00

25 junho
Coreia do Norte
-
Costa do Marfim
Nelspruit
15:00

Após o impensável, para alguns, acontecer, a concretização do sonho de Queiroz é uma realidade e a sorte ditou-nos um grupo complicado mas ao nosso alcance.

Analisando pelo currículos das selecções: Brasil passará, Portugal decidirá com a Costa do Marfim o outro lugar de qualificação e a Coreia do Norte será a equipa que vai estragar o apuramento a um dos dois anteriormente referidos.

A Coreia parece a selecção mais débil do grupo contudo normalmente são estas selecções que “estragam” qualificações a outros com maior capacidade.

A Costa do Marfim terá mais apoiantes que todos os adversários do grupo devido ao Mundial ser realizado no seu continente, para juntar a esta vantagem a qualidade dos jogadores desta selecção é notória pelo que será um adversário directo na disputa da qualificação.

O Brasil também será um adversário directo na qualificação sendo que pela sua história parte como favorito à conquista do Mundial.

Nós, devemos rejeitar o estatuto de favoritos, colocar a pressão do lado dos adversários pelos motivos que enunciei e de boca fechada fazer o nosso trabalho carimbando a passagem para os oitavos de final.

A Espanha pode ser o nosso adversário nos oitavos de final, significaria que teríamos ultrapassado a primeira fase.

Cautela, inteligência e trabalho são elementos fundamentais para construirmos um caminho de sucesso na África do Sul.

Afirmar que somos candidatos é perder tempo até porque os outros tratam de o fazer por nós: Porque será que Dunga na primeira reacção ao sorteio atacou a selecção portuguesa?

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Balanço esperado...

Entrámos em Dezembro e em termos europeus todas as decisões estão tomadas.

Cumpridas as expectativas tanto na Champions como na Liga Europa.

Os três grandes seguem em frente e o Nacional da Madeira ficou pelo caminho apesar de ter causado vários problemas aos favoritos do grupo.

Mérito para o seu treinador, que neste momento tem o jogo da vida para vencer sendo que saberá ele que todos nós torcemos por esta vitória que será a mais importante da sua carreira, ter construído uma equipa competitiva para se bater de igual para igual com alguns do clubes mais fortes da Europa.
Acredito que o Nacional acabará em 3ºlugar do grupo, conseguindo no jogo de despedida desta edição da Liga Europa a vitória em casa frente ao Áustria de Viana, sendo que para tal apenas precisa de um empate.

O Sporting e o Benfica conseguiram com maior ou menor dificuldade vencer os respectivos grupos e assim ter uma última jornada desta fase tranquila onde certamente o pensamento estará na jogo seguinte a contar para a Liga Sagres, deslocação à Figueira da Foz jogando frente à Naval e a recepção ao FC Porto, respectivamente.
Com esta classificação os dois emblemas de Lisboa conseguem evitar os possíveis “tubarões” que serão eliminados da Champions, (ex: Liverpool, Bayern ou Juventus...).

Na Champions, o FC Porto desde a 4ºjornada tem o apuramento garantido e na disputa com o Chelsea pelo primeiro lugar, previsivelmente, foi derrotado e passará o grupo na 2ºposição; o que não sendo ideal é a concretização do objectivo proposto inicialmente pelos seus responsáveis.
A última jornada servirá apenas para cumprir calendário e dar minutos a atletas menos rodados.

Esperamos que todos a cumprir calendário possam somar mais pontos para o nosso ranking e que o sorteio possa ser favorável às nossas aspirações nas duas provas.

Balanço previsível contudo positivo!

A gestão do Sporting...

Uma equipa que pretende ter um futebol apoiado com qualidade de passe, ocupação de espaços com dinamismo e constante permutas entre os seus jogadores não pode ter um relvado como o do estádio de Alvalade.

Como Jorge Jesus referiu e bem no passado sábado, as recepções que devem ser na pior das hipóteses a dois tempos são na melhor destas a três e executadas por jogadores com qualidade acima da média, a velocidade de deslocamento dos jogadores diminui bruscamente, tirar os pés da relva parece sacrifício para os jogadores que tentam jogar em Alvalade, parece que nesse momento têm cola debaixo das chuteiras e que não conseguem superar a lei da gravidade.

Já percebemos que uma das grandes mudanças que Carvalhal quer implementar na equipa é a qualidade de movimentação do meio campo sem bola, este relvado é mais uma limitação ao trabalho do treinador e principalmente dos jogadores.

Urgem ser tomadas as decisões necessárias para o salto qualitativo do Sporting, não basta mudar de treinador, toda a estrutura deve mexer em função da equipa profissional.

O Sporting só voltará a competir pelo título quando o tratador da relva acreditar que é fundamental na decisão do campeonato!

Criar esta mentalidade é função do vértice estratégico do clube!

domingo, 29 de novembro de 2009

Balanço Novembro

Pontualmente falando: perfeito!


5 jogos, 5 vitórias...Satisfeitos com a acumulação de pontos contudo esta não pode servir para maquilhar as deficiências que ainda são visíveis em alguns momentos do jogo da equipa.


Este mês tornou a equipa mas equipa, desculpem a redundância.
Colectivamente o grupo cresceu muito, nos últimos dois jogos a equipa demonstrou algumas das qualidades que definimos como essenciais para concretizarmos o nosso objectivo a cada semana.

O capital de confiança acumulado é grande e importante mas perigoso pois a linha que separa este do excesso de confiança é ténue pelo que não podemos cair no facilitismo sendo nossa obrigação continuar a trabalhar nos limites para conseguirmos melhorar o nosso rendimento.

Acredito que ainda estamos no princípio do nosso caminho e que não atingimos um terço do potencial que deveremos alcançar pelo que só existe uma hipótese: continuar a trabalhar muito e bem!

domingo, 22 de novembro de 2009

Henry Out

A polémica mão na bola, que valeu o empate à França frente à República da Irlanda e consequente qualificação para o Mundial de 2010, poderá custar ao avançado do Barcelona a suspensão por vários jogos.

«A comissão de disciplina é um órgão independente. Ela é que vai decidir se o caso de Henry deve ser estudado. Eles podem sancionar o jogador por comportamento antidesportivo, após o visionamento do vídeo», explicou o porta-voz da FIFA, em declarações ao Daily Telegraph.

Fonte: A bola

Todos sabemos que o futebol está longe da maioria das modalidades no que diz respeito à verdade desportiva mas nunca é tarde para começarmos a avançar nessa direcção.

Sendo já impossível a repetição do jogo, então que Henry não possa ir ao Mundial.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

E o burro é ele?

Portugal está qualificado para o Mundial 2010!

Recordo o post que escrevi a cerca de 2 meses atrás.

http://misterformacao.blogspot.com/search/label/Selec%C3%A7%C3%B5es%20Nacionais

O meu desejo concretizou-se...

Queiroz agora terá algum descanso até ao Verão. Os seus críticos terão de colocar a viola dentro do saco e dar o mérito ao “pé frio” de ter conseguido alcançar o objectivo com os seus métodos, não queimando etapas e renovando, dentro das limitações de recrutamento que o nosso país oferece, os quadros da selecção.

Ultrapassámos o play-off com um resultado a favor de 2-0, curto pelo que vi dos dois jogos mas suficiente para garantirmos a qualificação.

E o burro é ele?

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Gestão do grupo

O paradigma da gestão tradicional e o conceito de igualdade de tratamento utilizado nesse modelo acredito ser algo ultrapassado e algo que não vai ao encontro das necessidades da gestão actual virada para o rendimento e para a concretização de objectivos.

Uma das frases que sistematicamente utilizo nos meus grupos é: “Tratarei todos de forma justa, o que não significa que tratarei todas da mesma maneira!”

O princípio da individualidade – todos somos diferentes, todos temos necessidades diferentes.
A valorização do sacrifício, do empenho e do mérito tem de ser recompensado, será que o modelo tradicional o valoriza?

Com a utilização desse modelo a valorização do desempenho não existe senão vejamos um exemplo quando um gestor distribui trabalho pelos colaboradores, usualmente, existe sempre um que termina primeiro, o prémio dele é ser-lhe atribuído mais trabalho e ter de cumprir o horário até ao fim, ao passo que os colegas apenas fazem um trabalho e saem a mesma hora, eficiência foi valorizada? Não me parece...

Sendo o anterior exemplo simples e redutor, é apenas isso uma hipótese de demonstrar a não valorização do essencial: A eficiência!

Acreditando na valorização do mérito do trabalho, tento premiar o esforço e a competência tal opção obriga a tomar decisões impopulares pois rompem com paradigmas existentes mas afinal não foi assim que o ser humano, historicamente, evoluiu?

Sem medo da diferença!

domingo, 15 de novembro de 2009

Ideias Gerais Colóquio “Contributos para um Futebol Melhor"

Decorreu, no dias 13 de Novembro, no Auditório do Parque de Exposições de Aveiro um colóquio onde foram abordados e debatidos temas bastante interessantes sobre futebol. Foi uma organização conjunta da Associação Futebol de Aveiro e do Núcleo de Treinadores de Futebol do Distrito de Aveiro com o apoio do Pelouro do Desporto da C. M. Aveiro. Estiveram presentes cerca de 70 pessoas, na sua maioria treinadores dos vários escalões.

PROGRAMA13.09.2009Auditório Parque Exposições de Aveiro.
21h00 – Sessão de Abertura - Sr. Manuel Pinho – Presidente do Núcleo de Treinadores.
- Eng.º Carlos Santos – Vice-Presidente da C. M. Aveiro.
- Dr. Elísio Amorim Carneiro – Presidente da A. F. Aveiro
21h15 – Nutrição – Nutrição no Desporto versus Vida Saudável. - Dra. Dulce Gil
22h15 – Pausa22h30 – Treinador Futebol – O Papel do Treinador no Momento Actual do Futebol - Prof. Nelo Vingada
23h30 – Debate
24h00 – Encerramento

Das intervenções feitas registam-se as seguintes ideias:

Na sessão de Abertura o Dr. Elísio Carneiro, Presidente da AFA – Deu as boas-vindas a todas os presentes, dizendo que era uma grande honra ter oportunidade de receber pessoas tão ilustres do mundo do futebol, designadamente os prelectores Prof. Nelo Vingada, cujo invejável currículo era por demais conhecido de todos e a Dra. Dulce Gil especialista em Nutrição com um vasto currículo na área da formação e ao serviço de clubes como F.C. Porto, Boavista F. C. , etc, assim como o Presidente do Núcleo, Manuel Pinho e o Vice-presidente da ANTF, Manuel Sousa, bem como de outros treinadores de méritos reconhecidos e agentes desportivos que se encontravam na plateia.
O colóquio era uma organização conjunta da AFA e do Núcleo de Treinadores e inseria-se nas comemorações do 85.º Aniversário da associação. Por isso, aproveitava para agradecer ao Núcleo e ao Prof. Manuel Sousa toda a colaboração prestada, bem como aos dirigentes e colaboradores da AFA todo o empenho e dedicação, e à Câmara Municipal de Aveiro o apoio dispensado. Por último, queria agradecer aos Prelectores a sua disponibilidade para aceitar o convite formulado e, de um modo particular, ao Prof. Nelo Vingada que fez um grande esforço para estar presente, uma vez que tinha acabado de chegar de uma viagem e na próxima madrugada voltava a partir para o estrangeiro.

Eng.º Carlos Santos, Vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro - Começou por agradecer o convite, deu as boas-vindas a todas os presentes, e que era uma grande honra terem escolhido o concelho para realizar um Colóquio que reputava de vital importância para o desenvolvimento do futebol.
Seguidamente fez referência ao Desenvolvimento Desportivo do Concelho e ao Plano Estratégico, tendo em atenção a importância do desporto na qualidade de vida das sociedades modernas - O Desporto constitui um pilar essencial para quem quer ter uma vida saudável. A C. M. Aveiro criou um Regulamento Desportivo do qual fazem parte os contratos-programa de desenvolvimento desportivo. Entre os vários requisitos a considerar para aprovar os contratos apresentados pelos clubes, valoriza-se bastante aqueles que têm a enquadrar as suas várias equipas técnicos devidamente habilitados e credenciados, factor determinante para proporcionar uma boa formação desportiva, cultural e social dos jovens. Aproveitava a oportunidade para realçar o importante investimento que a A. F. Aveiro tem feito na área da formação dos treinadores e outros agentes desportivos.

Dra. Dulce Gil, - Nutrição no desporto versus vida saudável. A salientar: A alimentação é um marco essencial para o desenvolvimento da criança. A importância da alimentação no exercício físico. Tem como base na saúde física, psíquica e emocional

Prof. Nelo Vingada - Começou por fazer um breve resumo histórico da formação e actividade do Treinador. “À medida que a visão economicista e o negócio se sobrepõe ao essencial do jogo de futebol o papel do treinador vai-se esbatendo”. Hoje, algumas operações de recrutamento e afastamento de treinadores têm a ver com o impacto, com o negócio e interesses comerciais e não com a sua competência. Por isso, terá que haver uma inversão de valores, caso contrário o futebol ficará confinado a uma elite de clubes, com todo o prejuízo que isso tem para o seu desenvolvimento. Cabe às novas gerações fazer esse combate e lutar para se educar espíritos, moldar pessoas de modo a inverter a situação.
Actualmente, embora seja tudo melhor a nível de infra-estruturas e equipamentos desportivos o papel do treinador é menorizado. Durante a semana continua a desempenhar o seu papel; mas, quando chega ao fim-de-semana o protagonismo é dado aos árbitros, empresários, comentadores desportivos, etc.
Paradoxalmente, o treinador actual está mais documentado, mais dotado culturalmente e tem uma visão prospectiva, mas está mais manietado.
Actualmente, não são ouvidos na calendarização e planificação, mas depois sofrem as consequências com as alterações do ciclo de trabalho com a marcação de jogos à 6.ª, sábado, domingo, segunda, etc, (é preciso regulamentar a exemplo do que sucede noutros países desenvolvidos) para satisfazer interesses de grandes empresas e patrocinadores. Os próprios presidentes dos clubes, das associações e federações não decidem nada sobre esta matéria. Pela sua parte, vê com alguma reserva o futuro do futebol e é preciso urgentemente inverter o rumo deste estado de coisas.
Recordou a sua passagem pelas selecções nacionais, o apuramento regular para as fases finais das competições e os títulos conquistados. Infelizmente hoje, são conhecidas as dificuldades para constituir as selecções em virtude do elevado número de estrangeiros a militar nas próprias equipas jovens dos clubes, e, como é óbvio, depois reflecte-se nas dificuldades de recrutamento para a própria Selecção Nacional “A”.
Na década de 80/90 a A. F. Aveiro com a criação do seu Gabinete Técnico (da qual fazia parte Manuel Sousa aqui presente) foi pioneira e apontada por Carlos Queiroz como um exemplo a seguir pelo excelente trabalho desenvolvido ao nível da formação de treinadores e de jogadores de reconhecido valor no panorama desportivo nacional e internacional, (lembrando o nome de alguns, um dos quais presente Luís Miguel, Campeão do Mundo 1991). Portanto, é preciso recuperar essa dinâmica e essa mística a nível nacional para que se possa retomar o rumo de outrora e atingir os resultados ambicionados.
Finalmente lançou a ideia de se organizar um Congresso Nacional para debater e discutir esta problemática e encontrar as melhores soluções tendo em vista um futuro melhor para o futebol.

Manuel Pinho, Presidente Núcleo – Agradeceu a todas as entidades e filiados que apoiaram ou colaboraram com o Núcleo nas actividades desenvolvidas, designadamente às Câmaras Municipais de Aveiro, da Feira e Oliveira de Azeméis, às Juntas de Freguesia de Oliveira de Azeméis, S. J. Madeira, Lourosa, Lamas e Feira, à A. F. Aveiro, U. D. Oliveirense, C. D. Feirense, ANTF e empresas. Por último, manifestou a disponibilidade do Núcleo para colaborar na organização de actividades que pretendam levar a efeito no futuro e agradeceu a participação de todos e, de um modo muito especial, aos prelectores de reconhecidos méritos e prestígio que corresponderam ao convite formulado. Finalmente agradeceu a todos os órgão de comunicação social a divulgação e cobertura da actividade do Núcleo e em particular do Programa do Colóquio “Contributos para um futebol Melhor”.
Finalmente, apresentou os Parabéns à AFA pelo seu 85.º aniversário, bem como a disponibilidade do Núcleo para colaborar noutras iniciativas.
Aos Prelectores foram oferecidas lembranças alusivas ao evento pela A. F. Aveiro e distribuídos certificados de participação a todos os presentes, pelo Núcleo de Treinadores.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Atitude Positiva

Todos nós sabemos que o futebol é muito mais que um jogo; também sabemos que é ele próprio, o jogo, que nos faz gostar tanto do futebol: a adrenalina do tempo a passar e da necessidade de mudar o resultado, a ansiedade pelo apito do árbitro quando estamos a vencer, a rivalidade com os adversários, entre outras coisas...

Neste mundo que é o Futebol todos devemos fomentar a sua prática e o respeito pelas regras básicas da competição.

Regras básicas, essas, que não estão escritas em lado algum mas que por princípio devemos cumprir. Não estou a referir ao polémico “fair-play” do enviar a bola para fora porque o atleta está (ou não) lesionado, estou a referir-me a atitudes de respeito que devemos manter para com todos intervenientes no jogo.

Este cumprimento de regras básicas é tão mais importante quanto mais jovens são os intervenientes no jogo.

Sabemos que, infelizmente, na maioria dos campeonatos das camadas jovens em Portugal existem enormes desequilíbrios tornando resultados volumosos mais habituais que o conveniente para o desenvolvimento dos atletas contudo este desequilíbrio não pode descambar para a falta de respeito pelo adversário.

A tendência dos mais jovens é “gozar” com os mais fracos, atitude que deve ser corrigida por nós treinadores e dirigentes, faltando ao respeito aos colegas de jogo e ao clube adversário.

Devemos sempre recordar aos nossos jovens que só é possível competir se existirem adversários e que a melhorar forma de respeitar os nossos adversários é empenhar-nos ao máximo no jogo, jogando o mesmo sempre nos limites, com esta atitude não só respeitamos o adversário como o ajudamos a evoluir ao mesmo tempo que nós evoluímos e concretizamos os nossos objectivos.

Queremos um futebol positivo que sirva para integrar pessoas, para que estas se divirtam e que o jogo seja uma competição árdua mas leal para tal devemos respeitar todos e empenhar-nos o máximo na evolução pessoal que só fará sentido dentro da evolução colectiva que é nosso FUTEBOL!

sábado, 7 de novembro de 2009

Pensamento da semana...

“Torna-te naquilo que és, para fazeres aquilo que só tu podes fazer.”

Friedrich Nietzche (1844-1900)

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Subimos mais um degrau...

O desafio que tínhamos para o domingo passado foi superado.

Vencemos 6-1!

A excelente primeira parte que efectuamos levou-nos para o intervalo a vencer por 4-0.

Apesar da vitória gorda, como todos podemos verificar na segunda parte, sempre que a nossa qualidade e intensidade de jogo baixou o perigo rondou a nossa baliza.

Para além dos pontos e confiança ganhas é importante perceber que só é possível fazermos a diferença se jogarmos no máximo das nossas potencialidades, caso contrário somos uma equipa engraçada mas facilmente ultrapassável.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Colóquio Contributos para um futebol melhor

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2009 – ÀS 21H00AUDITÓRIO DA C. M. AVEIRO, PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE AVEIRO
DESTINATÁRIOS:

Dirigentes, Treinadores, Atletas, Árbitros, Comunicação Social, Outros Agentes Desportivos e Público em Geral.

PROGRAMA
TEMAS

PRELECTORES


21H00 – SESSÃO DE ABERTURA


Sr. Manuel Pinho, Presidente Núcleo Treinadores Eng. Carlos Santos, Vereador C. M. Aveiro
Dr. Elísio Amorim, Presidente da A. F. Aveiro



21H15 – NUTRIÇÃO NO DESPORTO
VERSUS VIDA SAUDÁVEL.


Dr. Dulce Gil – Especialista em Nutrição.


22H30 - O PAPEL DO TREINADOR NO
MOMENTO ACTUAL DO FUTEBOL.


Prof. Nelo Vingada – Treinador de Futebol.


23H30/24H00 – DEBATE.


Moderador: Jacinto Martins


24H00 - ENCERRAMENTO.
Organização: Núcleo Treinadores Futebol Aveiro, A. F. Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

Núcleo Treinadores de Aveiro
Rua de Santo António, 31 A, Loja 208 – 3700-261 São João da Madeira
Telef.: 917 563 095 / 933 287 788 Email: ntfutebolaveiro@hotmail.com
INSCRIÇÕES:

Obrigatórias e Gratuitas
Data Limite:

12 de Novembro de 2009

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Próximo tijolo

Após a nossa folga no campeonato, realizamos a nossa 2ºjornada, terceira na competição.

Deslocámos ao terreno do líder e principal favorito ao primeiro lugar da serie e perdemos, 3-0!

Os números não traduzem, o que se passou no campo, a equipa efectuou um jogo positivo contudo o adversário foi mais eficaz e justamente venceu, apesar do exagero do resultado.

No próximo domingo iremos receber um adversário perigoso, com qualidade e que só será possível de ser ultrapassado com a nossa equipa no seu melhor.

O nosso desafio é voltar as vitórias seguindo o caminho, modelo, que estamos a construir à dois meses.

Confiem no vosso trabalho!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A função da equipa B

O objectivo da existência de 2 equipas no mesmo escalão é a continuidade do trabalho de base realizado nos anos anteriores e a preparação atempada do futuro contudo surgem contextos que são necessários analisar e tomar decisões em tempo oportuno.

Informados todos os atletas do escalão que qualquer um deles poderia jogar tanto na equipa A como na equipa B, sabendo que a equipa A tem mais responsabilidades relativas ao resultado e a equipa B tem maior margem de manobra para dar minutos aos atletas e fazer uma gestão equilibrada dos tempos de jogo de cada um, pretendemos a cada decisão que tomamos encontrar as melhores soluções para a equipa e para cada atleta.

Analisamos o adversário, equacionamos a estratégia para o jogo, trabalhamos as nuances no nosso modelo com vista a redução da imprevisibilidade do próximo jogo, decidimos quem está mais apto para desempenhar os papéis definidos e divulgamos a decisão.

Podendo reflectir sobre os cinco momentos que passamos na preparação de um jogo apenas me irei referir neste post ao momento da decisão dos mais aptos.

Este momento não pode ser equacionado isoladamente até porque tendo em conta a existência de duas equipas em competição a escolha dos elementos mais aptos para a equipa A irá certamente influenciar a decisão dos elementos disponíveis para a equipa B.

Após a escolha dos mais aptos para a equipa A, incluindo nesta escolha as opções que teremos disponíveis para poder intervir na partida da forma mais adequada, temos de ponderar a questão dos atletas que apesar de terem qualidade as suas características ou forma actual não se adequam ao próximo jogo e portanto temos duas opções: são convocados para a equipa A e só irão jogar se o jogo estiver resolvido antes do seu final ou são convocados para a equipa B e jogam alguns minutos.

Tentando colocar-me no lugar do atleta, entre não jogar ou jogar, não teria dúvidas; sendo treinador, entre um atleta poder competir alguns minutos numa equipa menos competitiva ou não competir, tenho a opinião que deve competir.

Só competindo o atleta poderá aumentar a sua capacidade para integrar a equipa A com mais frequência e garantir a sua evolução enquanto jogador de futebol.

Competir pela equipa B, não é um castigo, é uma oportunidade para evoluir!

sábado, 24 de outubro de 2009

Pensamento da semana...

“Pretender planear aquilo que não se controla é um mero de exercício de inutilidade”
Gustavo Pires

domingo, 11 de outubro de 2009

Entrámos com o pé direito...

Iniciamos o campeonato com o pé direito...

Primeira parte equilibrada, com níveis de ansiedade e tensão elevados o que não permitiu às duas equipas colocar no terreno tudo o que sabiam.

Introduzimos as alterações que já se encontravam programadas e tivemos sucesso.
Vencemos o jogo 2-0!

A organização, a união colectiva, o espírito de sacrifício e acima de tudo a enorme vontade de vencer foram os elementos chaves para a vitória que só foi possível com muita inteligência e perseverança...

Com três pontos no bolso temos 2 semanas para preparar o próximo confronto pois calhou-nos em sorte à 2ºjornada folgarmos.

domingo, 4 de outubro de 2009

O nosso desafio...

A uma semana de começar o campeonato ainda estamos longe do pretendido mas já começamos a espalhar bom futebol nos campos por onde passamos.

Bom futebol, na minha perspectiva, porque temos princípios de jogo bem definidos, ideias claras nos diferentes momentos do jogo que os jogadores tentam cumprir, um sentido colectivo elevado e a demonstração a cada jogo/treino que o nosso modelo de jogo é coerente e que todos acreditam nele.

A criação de um modelo de jogo é algo complexa e morosa contudo apenas possível com a ajuda de todos os elementos do grupo.

Para que esta criação e consequente implementação sejam possíveis é necessário que todos, sem excepção, acreditem nos princípios que modelo defende, nas ideias do modelo e testem diferentes formas de o concretizar.

Os erros cometidos ao longo desta construção conjunta entre a equipa técnica e os atletas são chamadas de atenção para algo que é incoerente ou que não está a ser efectuado da melhor maneira pelo que obriga a uma relação forte entre atletas e técnicos na detecção, discussão e resolução destas questões.

A nós técnicos cabe a função de teorizar o que vimos ser realizado pelos atletas na prática, aos atletas é pedido que façam chegar aos técnicos todo o feedback que achem pertinente para a resolução das dificuldades que estão a sentir no treino (que deve ser a imagem do jogo)...

Apenas através de uma estreita ligação entre técnicos e atletas pode existir um modelo de jogo numa equipa e este ter bases sólidas para ser colocado em prática com sucesso a cada desafio.

A nossa criação continua a crescer, temos de continuar a fortalecer as bases para no futuro colhermos os frutos desta obra que sempre estará inacabada...

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pensamento da semana...

Quanto maior é o nosso conhecimento, maior é a consciência que ele ainda é insuficiente...

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Novo ciclo...

Com o fim do projecto anterior, com saída do rosto do projecto e com a manutenção da falta de condições de trabalho foi inevitável a saída do clube onde trabalhei na época 2008-2009.

Desejo os maiores sucessos desportivos ao clube, aos seus dirigentes e aos colegas que decidiram permanecer!

Iniciei um novo ciclo com o aumento do tempo para dedicar ao futebol e com o aumento da aposta na formação pessoal.

As opções tomadas visam encurtar o caminho para a profissionalização desta área e principalmente aumentar os conhecimentos já adquiridos.

Este novo ciclo coincide com a integração num projecto ambicioso, num clube que pretende crescer sustentadamente e criar raízes no futebol de formação...

Serei o responsável pelo escalão de iniciados (sub-15) do clube, teremos 2 equipas a competir nos campeonatos distritais e temos como objectivo a evolução máxima de cada elemento do clube.

Agradecer a forma como foi recebido por todos e as boas condições de trabalho que o clube proporciona aos seus colaboradores.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

I Simpósio Internacional Futebol.Maia.Jovem 09

Com o início da época, começam também a aparecer diversos eventos para todos os intervenientes no fenómeno FUTEBOL.

A Câmara Municipal da Maia em parceria com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, vai realizar o I Simpósio Internacional Futebol.Maia.Jovem 09, nos dias 1 e 2 de Outubro de 2009, no Auditório da TecMaia.

Mais informações em http://desporto.maiadigital.pt/actualidade/nacional-internacional/introducao

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

JORNADAS TÉCNICAS - Aveiro

JORNADAS TÉCNICAS - 18 e 19/09/2009

O Núcleo de Treinadores de Futebol do Distrito de Aveiro com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a colaboração da Junta de Freguesia de Santa Maria de Lamas, da Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira, da A. F. Aveiro e do C. D. Feirense, vai organizar o evento em epígrafe, com o seguinte

PROGRAMA

18.09.2009
21,15 às 24,00h

Sessão Teórica
Auditório
Junta Freguesia Santa Maria de Lamas.

21h15 – Sessão de Abertura
Dr. Amadeu Albergaria C. M. Feira

21h30 – Nutrição – Alimentação Atleta de Futebol
Dra. Dulce Gil

22h15 – Importância da Musculação no Futebol
Prof. Sandro Mota, Ginásio S. João Sport Center

22h45 – Importância Exercício Técnico no Futebol
José Ferraz

23h30 às 24h00 – Debate. Encerramento

19.09.2009
09,30 às 13,00h

Sessão Teórica
Auditório
Junta Freguesia Santa Maria da Feira.

09h15 – Sessão de Abertura
Presidente do Núcleo, Manuel Pinho

09h30 – Organização de Classe
Presidente da ANTF, José Pereira

09h45 – Desenvolvimento do Futebol Distrital; Regime Jurídico das Federações; Manual Licenciamento dos Clubes
Presidente da AFA, Dr. Elísio Carneiro

10h15 – Organização Ofensiva
Prof. Bruno Moura

10h45 - Pausa

11h00 - Treino Específico do Guarda-Redes
Hugo Oliveira, FPF
Pedro Roma , Académica

11h30 – O Treinador/Líder
Mestre José Neto

12h00 às 12h30– Debate. Encerramento

13 às 15h
Intervalo para Almoço (oferecido pela C. M. Feira, aos participantes (treinadores) inscritos até 17.09.2009)

15 às 17h
Sessão Prática
Centro Formação
C. D. Feirense

Exercícios Práticos de Aplicação à Sessão Teórica
Prof. Bruno Moura
Hugo Oliveira, FPF
Pedro Roma, Académica

Destinatários: Treinadores, Atletas, Pais de Atletas, Dirigentes, Árbitros, Outros Agentes Desportivos e Público em Geral, Comunicação Social.

Inscrições: Por questões logísticas aconselhámos os interessados a fazer, o mais breve possível (até 17.09.2009), a sua pré-inscrição (Gratuita).

Contactos:
Núcleo de Treinadores de Aveiro: Telefone: 965382429 / 912414143 / 917563095 / 933287788 í Email: ntfutebolaveiro@hotmail.com

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O futuro da nossa selecção

O resultado de sábado na Dinamarca complicou as contas do nosso apuramento para o Mundial do próximo ano na África do Sul.
Na próxima 4ºfeira, pode ficar selada a não presença da nossa selecção no maior evento do futebol mundial que ocorrerá em 2010.

Os mais apressados já pedem a cabeça do seleccionador Carlos Queiroz, caso não ganhemos na Hungria, a pressão para que este rescinda o contrato que o liga à federação até 2012 será ainda maior.

Demitir Queiroz, quanto a mim, é a decisão mais fácil e a menos apropriada no actual panorama do nosso futebol.

Desejo que Portugal se qualifique para o Mundial 2010!

Se assim for, Queiroz terá paz nos próximos meses até chegar ao Mundial...

Caso esse desejo não se concretize, lanço um desafio a quem manda no futebol português: renovem com Queiroz, atribuam-lhe mais poder nas estruturas organizativas no nosso futebol desde as camadas jovens até às divisões secundárias de seniores que estão a cargo da fpf mas que são todos os anos esquecidas e fiscalizem o trabalho dele ao longo do tempo...

Exijam o máximo de Queiroz mas dêem-lhe todas as condições para ele nos dar sucesso reconstruindo este nosso futebol!

sábado, 29 de agosto de 2009

Liga Europa - Olhar português

O sorteio da Liga Europa ditou sorte diferente aos nossos representantes: Sporting, Benfica e Nacional.

Inevitavelmente, os nossos olhares irão estar nos grupos D, I e L.
Grupo D: Sporting (Portugal), Heerenveen (Holanda), Hertha Berlim (Alemanha), Ventsplis (Letónia)
Grupo I: Benfica (Portugal), Everton (Inglaterra), AEK (Grécia), Bate Borisov (Bielorrússia)
Grupo L: Werder Bremen (Alemanha), Áustria Viena (Áustria), Atlético Bilbao (Espanha), Nacional (Portugal)

Sporting e Benfica estavam no pote 1, considerado o ranking de clubes na UEFA, sendo que o Nacional entrou no sorteio no pote 4 (o pote dos clubes com menor ranking na UEFA).

Pela divisão dos potes, temos de considerar o favoritismo das equipas lisboetas não só nos grupos como também na competição e enaltecer a presença do “inexperiente” Nacional nesta competição que só tem a ganhar com a presença.
Não tendo qualquer responsabilidade na prova, tudo o que conseguir fazer é histórico para o próprio clube e será de grande utilidade para o nosso país, não só pelos pontos que poderemos ganhar para o ranking como também para mudar a imagem do futebol português na Europa, existem 3 clubes (FCP, SLB, SCP) e o resto é paisagem.
Trabalho árduo que o Braga se encarregou de efectuar nas últimas épocas e que cabe agora ao Nacional dar seguimento...

Com o novo formato da prova, a passagem aos 16 avos-de-final torna-se menos propícia a surpresas não só pelo diminuição de um lugar (na época passada, tinham acesso a esta ronda os 3 primeiros colocados de cada grupo) como também pelo facto de a fase de grupos ser esta época a 2 voltas ao contrário da época passada, o que significa que a margem de erro é maior e portanto um resultado negativo será mais facilmente rectificado.

Sendo a Liga Europa, a 2ºDivisão da UEFA, considero que esta divisão está cada vez mais forte e que portanto torna-se cada vez mais complicado ganhar qualquer jogo na prova, não existindo adversários fáceis e sendo o aumento dos prémios monetários atribuídos pela UEFA uma forte motivação para todos os participantes.

Partindo desta premissa, qualquer dos nossos clubes terá dificuldade em garantir a passagem a próxima fase da prova contudo estou convencido que Sporting e Benfica apesar das dificuldades e da valia dos adversários irão garantir a presença nos 16 avos-de-final da competição e confirmar o estatuto de favoritos à partida e, insisto, não só no grupo como na competição.
O Nacional precisará de surpreender de novo toda a Europa eliminando pelo menos um representante da Alemanha ou Espanha, torcemos todos pelo sucesso da equipa de Manuel Machado!

Resumindo, conseguimos de 5 possíveis (4 desejáveis, Sporting na Champions) ter 3 na linha de partida da nova Liga Europa partindo 2 deles (SCP e SLB) como candidatos à vitória final e o Nacional como outsider...agora resta-nos sonhar em ter uma final portuguesa no Bernabéu!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Nacional é bom...

No último post, após o sorteio das competições europeias, admiti o grau de dificuldade dos adversários que calharam ao Sporting e Nacional para sustentar a dificuldade no êxito da eliminatória considerando que cumprindo o Benfica a sua obrigação teríamos apenas os três grandes na Europa.

Felizmente, enganei-me!

Apesar da derrota na eliminatória do Sporting frente à Fiorentina, sem perder nenhum dos jogos, situação que já tinha acontecido a favor do Sporting na eliminatória anterior diante do Twente, o Nacional conseguiu eliminar o, muito cotado, Zenit e entrar na fase de grupos na Liga Europa.
O Benfica cumpriu e passou a eliminatória.
Amanhã conhecer-se-ão os adversários dos três participantes portugueses na Liga Europa (antiga taça UEFA) que para além do nome mudou o formato.

O novo formato: http://pt.uefa.com/competitions/uefacup/format/index.html

Hoje ficámos a conhecer os adversários do Porto, único representante português, na Champions sendo eles: Chelsea, Atlético de Madrid e Apoel FC.
Um grupo interessante mas acessível para a passagem aos oitavos de final da prova, considerando o principal adversário para tal feito o Atlético de Madrid visto o Chelsea ser o candidato mais forte à passar à fase seguinte liderando o grupo.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Ciclo Vicioso

Apesar de ainda estarmos em pré-época, no futebol português, já se tomam decisões importantes que irão marcar a época 2009-2010.

Pelo sorteio hoje da UEFA, percebemos que a probabilidade é enorme de ficarmos reduzidos aos três “Grandes” .

Depois das eliminações do SC Braga e Paços Ferreira, pelos modestos adversários Elfsborg (Suécia) e Bnei Yehuda (Israel), respectivamente sobram para pontuar os grandes e o Nacional da Madeira.

O sorteio dos Play-off de acesso às provas europeias, hoje, ditou que o Nacional irá encontrar o Zenit (equipa de Danny e Fernando Meira) vencedor da taça uefa e supertaça europeia em 2008.
O SL Benfica irá disputar a chegada à fase de grupos da prova com o Vorskla Poltava (vencedor da Taça da Ucrânia na época transacta)

Na Champions, o Porto está confirmado na fase de grupos, o Sporting calhou em sorte (ou azar) a Fiorentina (Itália).

Não será difícil adivinhar que no final dos Play-off teremos: o Porto na Liga dos Campeões e o Sporting e Benfica na Liga Europa.

Espero estar errado e podermos contar com 2 equipas na Champions e 2 na UEFA.

O cenário mais provável contudo é o primeiro, o que retrata o panorama do futebol português...Um Porto sólido, um Benfica sempre em construção e um Sporting como eterna esperança.

É assim na Europa e nas competições domésticas, o Porto parte em vantagem, a pré-época mostramo-nos um Benfica diferente para melhor e um Sporting longe de ser certeza.

Quanto aos restantes clubes, todos lutam para não descer e depois todos lutam para participar nas competições europeias da época seguinte...
“Os restantes clubes” este é o problema do futebol português...
Nós precisamos de ter mais equipas competitivas, de clubes que queiram lutar de igual para igual com os grandes, que executem um trabalho sólido e não o abandonem, que tenham um projecto nacional e europeu...

Que acreditem em si, para isso devemos fomentar a diversificação e as regras precisam de deixar de “favorecer” constantemente os grandes...

Limitar número de profissionais por equipa, limitar número de empréstimos, fomentar a aposta nos jovens da formação, entre outros coisas...

Se querermos ter sucesso fora de portas temos nos organizar e melhorar a qualidade do nosso futebol, temos todos a ganhar!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O panorama televisivo vai mudar?

Segundo o Sr. Moratti (presidente do Inter de Milão) parece que já está...
O mercado não pára...e de repente...puff...


Os quatro mágicos juntos no mesmo campeonato...
Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Káká e Zlatan Ibrahimovic!


Por outras palavras, CR agora 9 e Káká juntos em Madrid e Messi e Ibrahimovic juntos em Barcelona.


Florentino Pérez defende a mudança de horário dos jogos para o aumento das receitas, aproveitam o fuso horário e ganhando espectadores no outro lado do mundo...


Para nós é indiferente, a diferença é de uma hora e, seja a que horas for, não iremos perder tanta qualidade e magia a desfilar pelos relvados espanhóis.


A Premier League que se cuide, La Liga este ano está fortíssima e será uma concorrente de peso...para já a pole position é inglesa mas se a mudança de horários for em frente, o que acontecerá?


Quem irá ter mais telespectadores?

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Comunicado Núcleo de Treinadores de Futebol de Aveiro

Caros Senhores e Senhoras:

Vem por este meio o Núcleo de Treinadores de Futebol de Aveiro informar que amanhã, dia 23 de Julho pelas 17 horas, irá realizar uma parceria com o Ginásio São João Sport Center localizado em São João da Madeira. O local de formalização será no próprio ginásio.
Neste sentido vimos convidar a comunicação social e todos os treinadores e seus familiares directos a comparecerem no local.

À comunicação social falada, pedimos que dentro do possível anunciem durante o dia de amanhã a realização deste evento para que compareçam o máximo de treinadores possível à hora marcada.
A toda a comunicação social pedimos também que divulguem posteriormente esta parceria que julgamos ser importante para o bem-estar dos sócios do nosso Núcleo.

Obrigado por toda a atenção.

A Direcção do Núcleo de Treinadores de Futebol de Aveiro.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Arranca a época 2009-2010

Oficialmente arranca hoje a época 2009-2010.

Na AFL ( Associação de Futebol Lisboa ) já estão publicadas classificações oficias da época transacta e as normas e instruções para a época vindoura.

Falo apenas desta associação porque é a da minha região.

Nas classificações na época anterior verifiquei que desta feita o SL Benfica teve supremacia nas equipas A sendo que o Sporting CP conseguiu maior sucesso nas equipas B, isto se considerarmos sucesso na formação títulos, quererá isto dizer que 2009-2010 será dominada nas equipas A pelo Sporting?
Veremos...

De realçar ainda a renovação do título de infantis de 7 pelo Oeiras, que têm a tarefa “facilitada” pela escolha dos grandes (SLB e SCP) de apenas colocarem a jogarem futebol de 7 os infantis de 1ºano, optando por colocar os infantis de 2ºano a jogar fut11.

Hoje renasce a esperança de todos os adeptos, dirigentes e treinadores para uma nova época que possa trazer mais sucesso.

A todos desejo uma época cheia de sucessos...

domingo, 21 de junho de 2009

Jornadas de Futebol

Biblioteca Municipal de Espinho
Rua 6, Salão Nobre Piscina Solário Atlântico
4500 ESPINHO
Tel/fax: 227335869/870
bme@cm-espinho.pt
www.leremespinho.com


Biblioteca-Pólo de Paramos
Rua da Junta
4500-541 PARAMOS
poloparamos@gmail.com


Biblioteca-Pólo de Anta
Rua do Passal,1, Edifício Junta da
Freguesia de Anta
4500 ESPINHO
poloanta@gmail.com


Jornadas de Futebol
Dias 26 e 27, jornadas de
futebol na biblioteca
Municipal de Espinho e no
Campo Sintético de Paramos

Dia 26 às 21h00


Jornada com a presença de alguns convidados
do “Mundo do Futebol”:


José Ferraz
Formador nos cursos de treinador de futebol,
da F.P.F.;
Treinador de Futebol;
Ex. Seleccionador de S.Tomé e Príncipe e
coordenador de todo o futebol;
Colaborador em revistas da especialidade;
Autor de livros na área de futebol.
“A importância do exercício técnico no
futebol”


Professor Rui Quinta
Formador nos cursos de treinador de futebol,
da F.P.F.;
Treinador de futebol;
Licenciado em Educação Física;
Colaborador em revistas da especialidade;
Autor de um livro de Formação sobre Futebol;
Actual técnico do Gil Vicente;
Curso de formação para formadores da UEFA.
“A construção de uma ideia de jogo”


Mestre Miguel Leal
Mestrado em Futebol (área física);
Formador nos cursos de treinador de futebol,
da F.P.F.;
Treinador de futebol;
Colaborador em revistas da especialidade;
Autor de um livro sobre futebol.


Professor Francisco Andrade
Presidente da Junta de Freguesia dos Olivais;
Presidente do Núcleo de futebol de Coimbra;
Formador nos cursos de treinador de futebol,
da F.P.F.;
Primeiro treinador a subir o S.C.Espinho à 1ª
Divisão Nacional;
Curso de formação para formadores da UEFA;
Autor de 4 livros sobre futebol;
Colaborador na rádio e em revistas de futebol;
Treinador de futebol.


Árbitro Jorge Sousa
Árbitro Internacional
“Relação do árbitro com jogador de futebol”


João Pedro Silva
Jornalista da RTP
Moderador


Dia 27 às 10h00
Jornada técnica/táctica no Campo Sintético de
Paramos.

Inscrições abertas:


Através do e-mail:
alexandra.rodrigues@cm-espinho.pt, pelo telefone 227 335 869 ou na Biblioteca Municipal de Espinho

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Muita qualidade...

Hoje assisti ao jogo que determinou o campeão nacional de iniciados.

Resultado 5-0 para o novo campeão, SL Benfica liderado pelo prof. Bruno Lage, título que fugia à 20 anos ao clube.

Parabéns ao técnico e a estrutura do SLB pela conquista mas o que mais me impressionou neste jogo foi a qualidade de jogo apresentada pela equipa bracarense.

O SC Braga liderado pelo mister José Manuel apesar dos golos sofridos apresentou desde o primeiro minuto até ao último grande qualidade da circulação da bola, na dinâmica criada pelos elementos do sector intermediário, paciência na construção do processo ofensivo e sobretudo confiança no “seu” jogo.

O facto de após sofrer os golos a equipa bracarense manter o mesmo ritmo a mesma competência nas decisões é um grande indicativo do excelente trabalho realizado pela equipa técnica.

Prémio justo estarem na fase final, a lutar pelo título (antes do jogo estavam a 2pt do SLB, 1ºclassificado) pena não terem conseguido abrilhantar a festa com golos que bem mereciam.

Temos de aproveitar esta qualidade no futuro...

sábado, 6 de junho de 2009

Colóquio “Futebol sempre em desenvolvimento”

Programa:

Colóquio “Futebol sempre em desenvolvimento”

9 de Junho 2009 » Biblioteca da escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares

20h:00 - Recepção:
» Distribuição de documentação aos Participantes.

20h30 - Sessão de Abertura:
»Dr.ª Ana Paula – Directora da Escola E.B. 2/3 de Milheirós de Poiares
»Prof. Rui Pinho – Capitão dos Seniores do GDM.

20h45 - Histórico G.D. Milheiroense / Presidentes:
»Jorge Brites – Presidente do Grupo Desportivo Milheiroense

21h00 - Autarquia e Desporto:
Política Desportiva C.M. Feira.
Plano Desenvolvimento Desportivo do Concelho.
»Dr. Amadeu Albergaria – Vereador do Pelouro do Desporto da C.M. Feira.

21h40 - O Futebol na perspectiva da formação:
»Mestre José Neto.
Professor Universitário, ISMAI. Formador cursos treinadores FPF/UEFA.

22h20 - O Futebol no Distrito de Aveiro
Professor José Manuel Sá – Responsável técnico das Selecções da AFA

23h00 - Liderança na formação desportiva
Prof. Márcio Rodrigues – Trein. formação do Monte da Caparica (Almada)

23h30 - Debate:
»Moderador: Prof. Rui Pinho – Capitão dos Seniores do GDM.

23h45 - Encerramento:
» Distribuição dos Certificados de Presença.

»Destinatários: Dirigentes, Treinadores, Atletas, Comunicação Social, Agentes Desportivos e público em geral.

»Inscrições: Obrigatórias e gratuitas via e-mail: gdmilheiroense@sapo.pt

terça-feira, 2 de junho de 2009

Defeso - Tempo de Indefinição

O mercado, futebolisticamente falando, está sempre activo contudo sabemos que o defeso é o período marcado pela especulação.

O defeso é portanto um tempo de indefinição que todos os agentes do futebol passam e no qual se tomam decisões que marcam o futuro de todos.

Neste tempo os agentes com mais trabalho são os empresários e dirigentes passando para segundo plano os agentes que fazem o espectáculo os treinadores e principalmente os jogadores.
Esta é a conclusão que chegamos com as informações diárias da comunicação social contudo não será apenas no futebol profissional que tal acontece.
Em menor escala este fenómeno acontece em todos os futebóis desde o jovem ao amador sénior.

Podemos ver em diferentes vertentes o mercado a mexer...os clubes com menos recursos abrem as portas aos agentes desportivos para se manterem vivos, os clubes com mais recursos "pescam" ao longo deste tempo os agentes mais competentes para colaborar com eles.

Seria um post muito longo se entrássemos pelos critérios de competência escolhidos pelos clubes não sendo esse o objectivo.

O mercado está a fervilhar e as decisões devem ser tomadas, sabemos que por tradição cultural normalmente deixamos tudo para a última mas temos provas que quem trabalha por antecipação normalmente colhe os frutos num futuro próximo.

Para insatisfação do mercado, normalmente, o sucesso requer persistência e continuidade...

Aguardemos pelo que o mercado nos reserva!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Balanço da época 2008-2009

A época 2008-2009 começou a cerca de 1 ano atrás quando recebi o convite para o projecto em que actualmente estou integrado.

Foi me proposto que integra-se a estrutura como treinador dos Iniciados A.

A aventura começou conhecendo os jogadores que faziam parte do plantel, foi rápido, eram apenas 2 com muita qualidade mas só 2...
Está definido o primeiro passo encontrar jogadores para construir o plantel.

O objectivo do projecto é a formação de atletas com vista a puderem integrar a equipa sénior do clube.
Algo que marcou a época desportiva...porque em todas as decisões, fáceis ou difíceis, que tiveram de ser tomadas ao longo da mesma o objectivo do projecto foi o critério orientador da decisão.

Ao longo da época, vi partir vários jogadores para a equipa mais velha, os Juvenis, e com grande orgulho os vi adaptarem-se facilmente e jogarem com os mais velhos conseguindo mostrar o seu valor e melhorando a nível individual e colectivo.

A nível pontual no campeonato alcançamos a manutenção e optámos por na 2ºfase do campeonato equilibrar os minutos de competição dos atletas e tentar ter o maior nº de atletas capacitados para integrar a equipa de Juvenis na próxima época.

Fomos ao longo desta fase tendo testes com equipas mais velhas para aferir do caminho correcto que estávamos a trilhar.

A cereja no topo do bolo que foi esta época foi a chamada de uma atleta nosso às selecções distritais de Lisboa, vim a saber, coisa que não acontecia à mais de 10 anos no clube...

Evolui muito enquanto treinador visto a estrutura técnica do clube ser muito competente e estar sempre disponível para trocar ideias e trabalhar em equipa permitindo a todos evoluir!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A experiência na Holanda

Depois de tudo o que contei da viagem pelas experiências que vivi, pela forma como a viagem foi organizada e pela forma como todas as situações que foram aparecendo no decorrer da viagem foram ultrapassadas foi uma experiência única.

Tenho que dar os parabéns à organização da viagem, simplesmente fantástica, em especial ao colega e organizador, Bert-Jan!

Esta viagem foi especialmente organizada para os técnicos das selecções jovens da Escócia contudo nós tivemos a possibilidade de ir visto os organizadores fazerem parte da SCI ( SoccerCoachingInternational ) e terem disponibilizado através do seu representante em Portugal, Hugo Vicente, vagas para os treinadores portugueses que tivessem interessados.

Na Holanda deparámo-nos com uma realidade muito diferente da existente em Portugal ao nível organizacional, das infrastruturas e principalmente ao nível da mentalidade.

No final de cada dia sentia que era um treinador mais competente.

A informação que nos foi disponibilizada e a forma como todos os intervenientes ( organizador, colegas de viagem, prelectores, entre outros ) partilharam ideias e experiências foi muito enriquecedor e gratificante.

Nesta viagem misturaram-se três diferentes culturas ( holandesa, britânica e portuguesa ) o que proporcionou a todos uma enorme aprendizagem e mais uns kilos na bagagem do conhecimento que todos tentamos armazenar para o nosso futuro.

Experiência a repetir...

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Estágio na Holanda Dia 4

Neste último dia de visita podemos descansar mais um pouco, pequeno-almoço previsto para as 8h30m locais, saída do hotel às 9h30m rumo à academia do PSV.

Estava muito curioso porque o programa da viagem sugeria que iríamos ver o plano mestre do PSV.

Quando chegamos à academia do PSV, onde novamente fomos muito bem recebidos, tivemos a oportunidade de ver o treino da equipa de reservas (seniores B) onde estavam incorporados os jogadores da equipa A que não foram utilizados no jogo do campeonato realizado no dia anterior.

Após a observação do treino da equipa de reservas chegava o momento de termos acesso ao plano mestre, toda a nossa comitiva estava ansiosa por ver o tal plano.

Não fomos para nenhuma sala de prelecção, não ouvimos nenhuma palestra, fomos ver crianças jogar à bola (sim que futebol ainda não sabem mais tarde irão aprender).
Crianças nascidas em 2002 e 2003, que vinham de locais que no máximo distariam 30Km da Academia do PSV.

Trocamos ideias com os treinadores dos jovens e com os líderes do departamento de prospecção do PSV.

Afinal qual era o plano mestre?

Todos os anos o PSV procura os melhores “jogadores” de 6 e 7 anos que residem num raio de 30km em relação à sua academia.
Durante todo o ano, as crianças encontram-se, divertem-se e os responsáveis do PSV vão seleccionando os melhores até ao final do ano para que estes possam formar a próxima equipa de escolas do clube.
Nós assistimos ao último encontro desta época onde os seleccionados receberam uma carta a convidá-los para voltarem em Setembro ao clube pois fariam parte das escolas do PSV.

Partimos para Amesterdão onde almoçamos “informalmente” porque a maioria dos estagiários tinha avião durante o dia de regresso para casa.
No programa estava ainda previsto irmos ao estádio ver o Ajax vs AZ que por falta de bilhetes não foi possível.

Acabamos por ver o jogo pela televisão todos juntos.

Depois de um passeio por Amesterdão o autocarro foi levar os colegas ao aeroporto, nós apenas tínhamos voo no dia seguinte pelo que ainda tivemos mais algum tempo para passear e descansar.

Amanhã as minhas conclusões da viagem...

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Estágio na Holanda Dia 3

Dia do futebol jovem na Holanda, Sábado.

Pelo que consegui saber todas as equipas dos escalões de formação, regra geral, jogam ao sábado na Holanda.
Os clubes durante todo o dia têm jogos a decorrer e centenas de crianças e pais a entrar e a sair dos seus recintos.

Para podermos aproveitar este longo dia acordamos cedo, pequeno-almoço pelas 7h30m locais e saída do hotel às 8h30m.

Deslocamos ao complexo desportivo do OJC Rosmalen, onde durante toda a manhã os campos tiveram ocupados com jogos de escolas e infantis.

Era o habitual 7v7, feedback do treinador praticamente nulo, os pais estavam à volta das linhas laterais a ver os jogos e a incentivar as crianças, árbitros sempre da equipa da casa.

Este clube, OJC Rosmalen, tem uma escola de árbitros.
Esta escola não é mais do que ensinar aos pais das crianças, voluntários do clube quais as regras do jogo e a forma como um árbitro se deve comportar no campo a gerir um jogo de meninos de 8 anos, de 10 anos, de 12 anos, por aí fora...

Como referi anteriormente este clube tem 9 campos de relva natural.
Nos jogos de escolas e infantis (7v7) os campos eram meio-campo.

Ainda durante a manhã tivemos nos mini-campos, criados pelo clube para os mais novos, onde os pais se encarregam de colocar as balizas e gerir o jogo.
Estes jogos no final terminavam sempre com a marcação de penalties, perguntamos porque a um dos pais e a resposta foi:” Eles gostam de marcar golos e nós gostamos de os ver felizes.”

Almoçamos na cantina do clube e podemos a assistir a várias festas de equipas campeãs do clube, durante o dia 5 equipas sagraram-se campeãs.
Durante o almoço, em simultâneo, estava a decorrer um jogo de sub-14 no relvado principal em que a atitude do treinador era idêntica a encontrada de manhã e que mais uma vez a qualidade técnica dos jogadores era a nota dominante na partida.

Após o almoço tivemos a oportunidade de ver como o treinador de sub-16, equipa que participa no campeonato nacional, prepara um encontro.
Ouvimos a explicação e depois visualizamos o jogo.
Antes do jogo começar tivemos ainda a oportunidade de falar com Roger Schouwenaar da KNVB que é o tutor do curso UEFA B organizado pela KNVB e com um dos seus alunos visto aquele jogo ir ser objecto de analise para eles durante o curso.

Após o final do jogo dirigimo-nos ao hotel para jantar pois de seguida iriamos ver o jogo da Eredivisie (como a nossa Superliga) entre o NEC e o NAC.

Quando chegamos ao estágio do NEC tínhamos o director da academia do NEC (http://www.nec-nijmegen.nl/layout.php) que simultaneamente é treinador de guarda-redes da equipa sénior à nossa espera para uma breve apresentação da forma como está organizada a academia do clube.

Assistimos ao jogo, resultado final 2-3, golo da vitória marcado na última jogada da partida.

O jogo foi marcado pela enorme qualidade de passe das equipas.

Regresso ao hotel, amanhã regressaremos à academia do PSV...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Estágio na Holanda Dia 2

O pequeno-almoço estava marcado para às 8h locais, uma hora depois sairíamos rumo à academia do PSV (http://www.psv.nl/).

À nossa espera estavam o coordenador do departamento de prospecção e o principal olheiro do PSV, Martien Pennings e Rini de Groot, para nos acompanharem na visita à academia.

Após a amistosa recepção ouvimos a palestra do treinador de técnica individual do PSV para os escalões de formação sobre a metodologia do PSV utilizada na formação de jogadores pelo clube.
Uma frase marcou a palestra: “ Nós trabalhamos para os nossos jogadores serem como o Cristiano Ronaldo, Messi ou Káká sabemos que a maioria não será mas temos a certeza que trabalhando assim todos chegaram a um patamar muito bom. “

De seguida, assistimos ao treino da equipa sénior A do PSV e no final da sessão tiramos dúvidas e trocamos ideias com o treinador principal, Dwight Lodeweges.

Ainda no decorrer do estágio iremos voltar à academia do PSV...

Deslocamo-nos para o Philips Stadium onde almoçamos.
Após o almoço fizemos uma visita guiada ao estádio, contagiante a simplicidade do estádio, das pessoas e a forma como nos deixaram à vontade para fazer perguntas e tirar fotografias a tudo o que quiséssemos.

Regressamos ao hotel para descansar um pouco e jantarmos. (inicio do jantar 16h locais)

Para o final da tarde tínhamos reservadas demonstrações de treino efectuadas por diferentes treinadores num evento creditado pela KNVB (Federação Holandesa de Futebol)

Neste evento encontrámos um treinador português, actualmente treinador dos sub-15 do Sparta de Roterdão, Cláudio Braga.
Conversámos um pouco sobre a diferente realidade que encontrámos na Holanda em relação à existente em Portugal e ficámos a saber que a época correu muito bem ao Sparta para além de chegarem à final do campeonato nacional holandês de sub-15 já têm alguns jogadores na selecção.

Mas uma confirmação que o produto português (treinadores de futebol) têm qualidade e que pode ter sucesso em qualquer parte do mundo.

Para além do Cláudio Braga, outros treinadores fizeram demonstrações com por exemplo o treinador principal do Feyenoord, Leon Vlemmings, o responsável pelas camadas jovens do Utrecht, entre outros.

Todos treinadores de grande nomeada no futebol holandês.

Algo de diferente em relação ao que existe em Portugal é o facto de estas formações serem certificadas pela KNVB e darem pontos aos treinadores.
A KNVB têm um sistema de pontos que atribui a cada treinador por cada formação que participa ou que assiste no final da época suma os pontos e caso os treinadores não cheguem ao mínimo de pontos exigido ao nível de treinador que têm é lhes suspensa a licença para treinar.
Evolução constante...
Dá que pensar...

Amanhã é o dia do futebol jovem na Holanda...

terça-feira, 5 de maio de 2009

Estágio na Holanda Dia 1

O primeiro dia começava cedo às 9h30m locais, menos uma hora em Portugal, teríamos de estar no aeroporto de Schipool para a organização nos levar até ao local onde iria começar a nossa experiência.

A nossa experiência começou em Oss, tivemos um encontro com os responsáveis do Concelho de OSS para percebermos como qual a politica desportiva do Concelho.

Foi impressionante ver as infra-estruturas e a forma como o Concelho e os clubes as gerem de forma a tirar o máximo partido delas.

Nesta fase já sentia que em termos de organização estávamos muito longe daquele pequena amostra.

Almoçamos no clube profissional do Concelho de Oss, Top Oss (http://www.top-oss.nl/splash/), e ouvimos uma palestra da forma como o clube está organizado, como se integra na política do concelho de Oss e como interage com a sociedade.
Ex: O almoço foi servido por estudantes do curso de hotelaria de uma das escolas do concelho que estavam a estagiar no clube.

Após o almoço, o regresso ao hotel para descansar e jantar (muito cedo, jantar às 17h locais, não foi fácil).

Após o jantar deslocamo-nos a um clube amador chamado, OJC Rosmalen (http://www.vvojcrosmalen.nl/), assistimos ao treino dos sub-14 e trocamos algumas ideias com treinadores e jogadores desse escalão.

Após o treino ficamos a conhecer a forma como este clube amador se organiza.

Para terem uma ideia este clube, têm 9 campos de relva natural, cerca de 400 voluntários e número imenso de atletas.
Neste clube existem 18 equipas de escolas e 12 de infantis, salvo erro.

Fantástica a organização de um clube amador, durante a estadia iremos voltar a este clube para assistir aos jogos das suas equipas.

Amanhã iremos ver o treino da equipa sénior do PSV...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Estágio na Holanda

Nos próximos dias irei efectuar um estágio na Holanda.

Vou conhecer a realidade de alguns clubes, incluindo o PSV, sendo uma experiência única tentarei traduzi-la para o papel quando lá estiver e depois publica-la aqui.

Até breve...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Faltou a cereja no topo do bolo...

Ontem foi o nosso primeiro dia de participação no torneio da Nike.

Tínhamos como objectivo que não fosse o último. Tarefa muita complicada o sorteio ditou que teríamos de enfrentar uma equipa que disputa o campeonato nacional.

Treinamos os dois dias anteriores à hora do jogo, transmitimos muita confiança a todos os elementos que foram escolhidos para participar no torneio (num universo de 50 atletas tivemos de escolher 16) e partimos para o torneio com a ambição de prolongar a nossa estadia.

O favoritismo do adversário desvaneceu-se após os primeiros 5 minutos quando conseguimos equilibrar o jogo e começar a criar jogadas de perigo para a equipa adversário.

Até ao fim do tempo regulamentar (2x20´) apesar do maior tempo de posse de bola do adversário o marcador não se alterou.

A decisão da nossa continuidade iria passar pela marca de penalty.

Cada equipa tinha 3 penaltys. A primeira equipa a tentar marcar foi o adversário, brilhante defesa do nosso GR.
No penalty seguinte fizemos o 1-0, estávamos a um passo do nosso objectivo.
O adversário faz o 1-1 mas nós só dependíamos de nós próprios. Falhámos a segunda conversão e tudo igual para os últimos penaltys.

O adversário marcou e nós falhamos…

Objectivo não foi concretizado, para além do primeiro também foi o último dia de torneio para nós…

Quando cheguei ao balneário, um silêncio ensurdecedor…todos estavam de cabisbaixo.
Transmiti-lhes o orgulho que senti por teremos conseguido complicar tanto a vida a uma equipa com mais e melhores recursos que nós e que todos devíamos estar contentes por mostrar que temos capacidade para enfrentar maiores obstáculos do que os que enfrentamos actualmente.

Quando sai do balneário tinha um olheiro de um clube grande para perguntar-me por dois dos “meus” jogadores.

Saímos de cabeça erguida e valorizados…

Parabéns equipa!

terça-feira, 31 de março de 2009

Está na altura de...Remodelar

Caros leitores,

Chegou o momento...

Passarei a ter mais tempo para este espaço e quero dar uma nova cara ao blog.

Qualquer ideia será bem-vinda, agradeço a vossa colaboração.

Contacto: misterbruno2006@gmail.com

segunda-feira, 16 de março de 2009

Como é bom ser treinador...

Já há bastante tempo que não escrevo, dificuldades temporais não o tem permitido.

A actualização regular deste espaço está pendente de algumas decisões que estão tomadas mas ainda não concretizadas, para já vou aproveitando o pouco tempo livre que tenho.

Cheguei a momentos do clube, onde se realizou um treino conjunto entre os Juniores e os Juvenis contudo nos Juvenis estavam incorporados 5 iniciados sendo que alguns “Juniores” ainda eram Juvenis.

Hoje era a 1ºvez de 2 iniciados nos Juvenis, fiquei curioso para ver como iriam reagir aos colegas, ao tempo que não tinham para pensar, a intensidade do jogo, a todos os factores que no seu escalão dominam mas que com oposição mais forte a missão seria bem mais complicada.

Expectativas superadas! Grande resposta dos miúdos...

Os treinadores dos escalões de Juniores e Juvenis ficaram impressionados pela qualidade apresentada e eu assumo “babado”, ouvi os elogios a eles dirigidos...

Vim para casa a pensar: como é bom ser treinador...

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Jogos Treino?!

Neste período de paragem na maioria dos campeonatos de jovens algumas equipas participam em torneios, outros realizam jogos treino e ainda existem algumas que descansam.

Pessoalmente, acredito que quantos mais minutos de jogo os miúdos tiverem mais evoluem e melhor conseguem ultrapassar as dificuldades que vão encontrando, aumentando assim a capacidade de decisão perante diferentes cenários.

Daí a nossa opção de ter participado num torneio durante o fim-de-semana e ter realizado um jogo treino na 4ºfeira.
Tivemos também a preocupação de esses dois momentos serem de graus de dificuldade diferentes ajustando os momentos as necessidades individuais de todos os elementos do plantel.

Alguns colegas optaram por não realizar qualquer actividade, dando férias ou treinando, não por falta de “parceiros” para treino mas sim por opção própria, por acreditarem que os jogos treino dão sempre confusão e são um perigo para os miúdos (lesões).

Sabendo que não existem formulas mágicas e que cada caso é um caso, gostava que partilhassem qual foi a decisão tomada por vocês nas vossas equipas e qual o motivo.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Fim-de-semana desportivo

Fim-de-semana muito importante para nós.

Após a derrota da semana passada foram tomadas decisões que irão abalar a estrutura da equipa e a expectativa era grande para percebermos como os miúdos iriam reagir.

Incorporamos 3 jogadores no escalão acima (Juvenis) e tivemos feedback muito positivo por parte do técnico desse escalão.
Inclusive 2 deles jogaram os 80m do jogo no domingo.

No nosso campeonato recebíamos a equipa que está imediatamente abaixo de nós na tabela.
Um ponto separava as duas equipas.
Jogo equilibrado, com as duas equipas a tentar jogar bom futebol.
A equipa adversária foi mais forte na 1ºparte contudo chegamos ao intervalo com nulo no placard.
Na 2ºparte, arriscamos para ganhar, tornamos a equipa mais ofensiva contudo o jogo terminou empatado a uma bola.

Balanço muito positivo: os jogadores que “promovemos” corresponderam às exigências do escalão acima e a equipa demonstrou que têm conceitos assimilados e que continua a ser competitiva com atletas diferentes.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Boas exibições, maus resultados...

Após este interregno na escrita já foram realizados mais 2 jornadas no campeonato.

Averbámos 2 derrotas, perdemos o derby da cidade e com um histórico do nosso futebol.

2 jogos fora de portas com finais iguais mas muito diferentes.

No derby ambiente muito adverso, rivalidade no máximo da sua expressão, alguns exageros no comportamento de alguns participantes e derrota por 2-0.

Vitória justa do adversário, concretizou as oportunidades que conseguiu criar ao contrário de nós que desperdiçamos várias apenas com o GR pela frente.

No segundo jogo sofremos uma remontada, após dominarmos, e traduzirmos o dominio em golo, os primeiros 30 minutos de jogo ao minuto 33 falha individual na pequena área, 1-1 ao intervalo.

Nos primeiros 10 minutos da 2ºparte, novos dois erros defensivos e concretização imediata em golo por parte do adversário ainda reduzimos para 3-2 mas o resultado não sofreria mais nenhuma alteração.

Terminamos os confrontos contra os três primeiros colocados com 0pt, menos um que na 1ºvolta.

Parabéns aos atletas pelo crescendo exibicional que é notório!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Perdemos o jogo mas...

Na recepção à equipa grande que tínhamos esta semana saímos derrotados por 3-0!

No futebol rendimento, a frase acima define o jogo e determina uma derrota a todos os níveis, no futebol de formação a mesma frase apenas significa que aconteceu o esperado.

A equipa grande reestruturou o plantel para a 2ºvolta do campeonato, está mais forte e mesmo superando os nossos limites a derrota poderia ser o resultado final do jogo.

Assim foi, fizemos os melhores 35 minutos da época e ao intervalo perdíamos por 0-1.

Na 2ºparte, sem tanto brilhantismo continuamos a jogar bem e a cumprir os nossos princípios de jogo mas o nosso adversário marcou mais 2 vezes.

Para sofrer golos é necessário falhar, certo. Não fomos perfeitos mas em 4 oportunidades fazer 3 golos é fantástico.

Em 3 oportunidades não conseguimos concretizar nenhuma.

Os números indicam que é uma derrota pesada mas a exibição indica que ganhamos uma equipa e que a equipa não tem só 11 elementos.

É um orgulho saber o ponto de partida e perceber que a qualidade de jogo apresentada supera as expectativas para os pontos intermédios.

Vamos cumprir os nossos objectivos pontuais e qualitativos!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O jogo mais "fácil" do campeonato...

Chegou o jogo mais “fácil” do campeonato.

Apesar do grau de complexidade ser do mais elevado possível, para o treinador é o jogo mais fácil de trabalhar durante a semana.

Não é adicionado nenhum factor que não seja trabalhado em qualquer outro jogo contudo a vertente motivacional está assegurada pelo nome do adversário.

Vamos receber um grande em casa e todos os atletas querem desfrutar desse momento.

A escolha está feita, apenas 18 foram convocados e no máximo jogarão 16.

Domingo às 11h a bola começará a rolar...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Nova vitória...nova remontada...

Após a derrota inesperada da semana passada, só podíamos vencer este jogo.

Optamos por mudar em todos os sectores e testar novas soluções, aproveitando para dar minutos a jogadores menos utilizados.

Sabíamos do risco desta estratégia e tínhamos consciência que o jogo seria muito complicado para nós.

Chegado o intervalo com o nulo no marcador, arriscamos e colocamos a equipa mais ofensiva.

Sofremos golo no único remate do adversário à nossa baliza mas tivemos capacidade para virar o resultado e vencer o jogo.

Vencemos 2-1, fraco jogo colectivo a diferença foi efectuada no campo das individualidades.

Para a semana começa a 2ºvolta do campeonato…

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CR7, o melhor do Mundo de 2008!

Hoje tivemos a confirmação que Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador do mundo em 2008!

Todos os portugueses estão orgulhosos, certamente nos próximos dias os portugueses por esse mundo fora terão mais orgulho em dizer: sou Português! Futebol? Sim, temos o melhor jogador do mundo.

Esta notícia é uma gota no oceano de notícias que todos os dias invadem as nossas casas sobre crise, maldade, violência, enfim...

Este post não serve de demonstração de patriotismo, isso é algo que temos de provar dia-a-dia, o objectivo deste post é realçar mais um feito histórico que o futebol conseguiu para Portugal!

Amado por uns, odiado por outros são poucos os ramos de actividade que elevam o nome de Portugal tão alto.

Temos os melhores jogador e treinador do mundo, somos os MELHORES, porquê?

Porque temos qualidade, porque trabalhamos para lá chegar, porque agarramos as oportunidades e porque a sorte nos protegeu.

Acreditem nós temos recursos, temos e devemos dar-lhes oportunidades para eles brilharem, apostar na formação é fundamental...em todas as actividades mas no que a minha diz respeito lanço o repto:
Srs. Dirigentes,

Acreditem no futebol, acreditem na “mão-de-obra” portuguesa, criem condições, dêem oportunidades e certamente terão retorno...

Imaginem como se devem sentir hoje, todos os treinadores do Cristiano Ronaldo, de certeza que hoje tiveram a sua “renovação de votos” para com o futebol, depois do treino chegaram a casa e disseram às esposas, lembraste daquele miúdo que te falava que tinha futuro?! Também lhe ensinei alguma coisa...:)
Parabéns a todos!

Vamos continuar a “fabricar” estas relíquias...

A derrota fora do programa...

Entramos o ano a perder para o campeonato...

Esta derrota não estava no programa, perdemos contra uma equipa que está abaixo de nós na classificação.

Tacticamente, jogou muito interessante, as equipas anularam-se uma à outra e sem grande perigo nas balizas o jogo só podia ser decidido nas bolas paradas.

Sofremos o golo de canto e perdemos 0-1!

Sabemos onde erramos e queremos rectificar a perda destes pontos já no próximo jogo...

Eu acredito equipa...o campeonato ainda nem dobrou...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Passadas as férias natalicias

Após as férias natal efectuamos 3 treinos e realizamos 2 jogos durante o fim-de-semana.

Confirmamos que os conhecimentos transmitidos no inicio da época foram apreendidos pela grande maioria dos atletas.

Efectuamos a avaliação do plantel e sabemos quais os pontos a melhorar.

Para 2009 pretendemos que a equipa continue a melhorar e a superar os objectivos inicialmente propostos.

Parabéns equipa pela capacidade de aprendizagem.