quarta-feira, 6 de maio de 2009

Estágio na Holanda Dia 2

O pequeno-almoço estava marcado para às 8h locais, uma hora depois sairíamos rumo à academia do PSV (http://www.psv.nl/).

À nossa espera estavam o coordenador do departamento de prospecção e o principal olheiro do PSV, Martien Pennings e Rini de Groot, para nos acompanharem na visita à academia.

Após a amistosa recepção ouvimos a palestra do treinador de técnica individual do PSV para os escalões de formação sobre a metodologia do PSV utilizada na formação de jogadores pelo clube.
Uma frase marcou a palestra: “ Nós trabalhamos para os nossos jogadores serem como o Cristiano Ronaldo, Messi ou Káká sabemos que a maioria não será mas temos a certeza que trabalhando assim todos chegaram a um patamar muito bom. “

De seguida, assistimos ao treino da equipa sénior A do PSV e no final da sessão tiramos dúvidas e trocamos ideias com o treinador principal, Dwight Lodeweges.

Ainda no decorrer do estágio iremos voltar à academia do PSV...

Deslocamo-nos para o Philips Stadium onde almoçamos.
Após o almoço fizemos uma visita guiada ao estádio, contagiante a simplicidade do estádio, das pessoas e a forma como nos deixaram à vontade para fazer perguntas e tirar fotografias a tudo o que quiséssemos.

Regressamos ao hotel para descansar um pouco e jantarmos. (inicio do jantar 16h locais)

Para o final da tarde tínhamos reservadas demonstrações de treino efectuadas por diferentes treinadores num evento creditado pela KNVB (Federação Holandesa de Futebol)

Neste evento encontrámos um treinador português, actualmente treinador dos sub-15 do Sparta de Roterdão, Cláudio Braga.
Conversámos um pouco sobre a diferente realidade que encontrámos na Holanda em relação à existente em Portugal e ficámos a saber que a época correu muito bem ao Sparta para além de chegarem à final do campeonato nacional holandês de sub-15 já têm alguns jogadores na selecção.

Mas uma confirmação que o produto português (treinadores de futebol) têm qualidade e que pode ter sucesso em qualquer parte do mundo.

Para além do Cláudio Braga, outros treinadores fizeram demonstrações com por exemplo o treinador principal do Feyenoord, Leon Vlemmings, o responsável pelas camadas jovens do Utrecht, entre outros.

Todos treinadores de grande nomeada no futebol holandês.

Algo de diferente em relação ao que existe em Portugal é o facto de estas formações serem certificadas pela KNVB e darem pontos aos treinadores.
A KNVB têm um sistema de pontos que atribui a cada treinador por cada formação que participa ou que assiste no final da época suma os pontos e caso os treinadores não cheguem ao mínimo de pontos exigido ao nível de treinador que têm é lhes suspensa a licença para treinar.
Evolução constante...
Dá que pensar...

Amanhã é o dia do futebol jovem na Holanda...

Sem comentários: