quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Atitude Positiva

Todos nós sabemos que o futebol é muito mais que um jogo; também sabemos que é ele próprio, o jogo, que nos faz gostar tanto do futebol: a adrenalina do tempo a passar e da necessidade de mudar o resultado, a ansiedade pelo apito do árbitro quando estamos a vencer, a rivalidade com os adversários, entre outras coisas...

Neste mundo que é o Futebol todos devemos fomentar a sua prática e o respeito pelas regras básicas da competição.

Regras básicas, essas, que não estão escritas em lado algum mas que por princípio devemos cumprir. Não estou a referir ao polémico “fair-play” do enviar a bola para fora porque o atleta está (ou não) lesionado, estou a referir-me a atitudes de respeito que devemos manter para com todos intervenientes no jogo.

Este cumprimento de regras básicas é tão mais importante quanto mais jovens são os intervenientes no jogo.

Sabemos que, infelizmente, na maioria dos campeonatos das camadas jovens em Portugal existem enormes desequilíbrios tornando resultados volumosos mais habituais que o conveniente para o desenvolvimento dos atletas contudo este desequilíbrio não pode descambar para a falta de respeito pelo adversário.

A tendência dos mais jovens é “gozar” com os mais fracos, atitude que deve ser corrigida por nós treinadores e dirigentes, faltando ao respeito aos colegas de jogo e ao clube adversário.

Devemos sempre recordar aos nossos jovens que só é possível competir se existirem adversários e que a melhorar forma de respeitar os nossos adversários é empenhar-nos ao máximo no jogo, jogando o mesmo sempre nos limites, com esta atitude não só respeitamos o adversário como o ajudamos a evoluir ao mesmo tempo que nós evoluímos e concretizamos os nossos objectivos.

Queremos um futebol positivo que sirva para integrar pessoas, para que estas se divirtam e que o jogo seja uma competição árdua mas leal para tal devemos respeitar todos e empenhar-nos o máximo na evolução pessoal que só fará sentido dentro da evolução colectiva que é nosso FUTEBOL!

Sem comentários: