quinta-feira, 7 de maio de 2009

Estágio na Holanda Dia 3

Dia do futebol jovem na Holanda, Sábado.

Pelo que consegui saber todas as equipas dos escalões de formação, regra geral, jogam ao sábado na Holanda.
Os clubes durante todo o dia têm jogos a decorrer e centenas de crianças e pais a entrar e a sair dos seus recintos.

Para podermos aproveitar este longo dia acordamos cedo, pequeno-almoço pelas 7h30m locais e saída do hotel às 8h30m.

Deslocamos ao complexo desportivo do OJC Rosmalen, onde durante toda a manhã os campos tiveram ocupados com jogos de escolas e infantis.

Era o habitual 7v7, feedback do treinador praticamente nulo, os pais estavam à volta das linhas laterais a ver os jogos e a incentivar as crianças, árbitros sempre da equipa da casa.

Este clube, OJC Rosmalen, tem uma escola de árbitros.
Esta escola não é mais do que ensinar aos pais das crianças, voluntários do clube quais as regras do jogo e a forma como um árbitro se deve comportar no campo a gerir um jogo de meninos de 8 anos, de 10 anos, de 12 anos, por aí fora...

Como referi anteriormente este clube tem 9 campos de relva natural.
Nos jogos de escolas e infantis (7v7) os campos eram meio-campo.

Ainda durante a manhã tivemos nos mini-campos, criados pelo clube para os mais novos, onde os pais se encarregam de colocar as balizas e gerir o jogo.
Estes jogos no final terminavam sempre com a marcação de penalties, perguntamos porque a um dos pais e a resposta foi:” Eles gostam de marcar golos e nós gostamos de os ver felizes.”

Almoçamos na cantina do clube e podemos a assistir a várias festas de equipas campeãs do clube, durante o dia 5 equipas sagraram-se campeãs.
Durante o almoço, em simultâneo, estava a decorrer um jogo de sub-14 no relvado principal em que a atitude do treinador era idêntica a encontrada de manhã e que mais uma vez a qualidade técnica dos jogadores era a nota dominante na partida.

Após o almoço tivemos a oportunidade de ver como o treinador de sub-16, equipa que participa no campeonato nacional, prepara um encontro.
Ouvimos a explicação e depois visualizamos o jogo.
Antes do jogo começar tivemos ainda a oportunidade de falar com Roger Schouwenaar da KNVB que é o tutor do curso UEFA B organizado pela KNVB e com um dos seus alunos visto aquele jogo ir ser objecto de analise para eles durante o curso.

Após o final do jogo dirigimo-nos ao hotel para jantar pois de seguida iriamos ver o jogo da Eredivisie (como a nossa Superliga) entre o NEC e o NAC.

Quando chegamos ao estágio do NEC tínhamos o director da academia do NEC (http://www.nec-nijmegen.nl/layout.php) que simultaneamente é treinador de guarda-redes da equipa sénior à nossa espera para uma breve apresentação da forma como está organizada a academia do clube.

Assistimos ao jogo, resultado final 2-3, golo da vitória marcado na última jogada da partida.

O jogo foi marcado pela enorme qualidade de passe das equipas.

Regresso ao hotel, amanhã regressaremos à academia do PSV...

Sem comentários: