sexta-feira, 8 de maio de 2009

Estágio na Holanda Dia 4

Neste último dia de visita podemos descansar mais um pouco, pequeno-almoço previsto para as 8h30m locais, saída do hotel às 9h30m rumo à academia do PSV.

Estava muito curioso porque o programa da viagem sugeria que iríamos ver o plano mestre do PSV.

Quando chegamos à academia do PSV, onde novamente fomos muito bem recebidos, tivemos a oportunidade de ver o treino da equipa de reservas (seniores B) onde estavam incorporados os jogadores da equipa A que não foram utilizados no jogo do campeonato realizado no dia anterior.

Após a observação do treino da equipa de reservas chegava o momento de termos acesso ao plano mestre, toda a nossa comitiva estava ansiosa por ver o tal plano.

Não fomos para nenhuma sala de prelecção, não ouvimos nenhuma palestra, fomos ver crianças jogar à bola (sim que futebol ainda não sabem mais tarde irão aprender).
Crianças nascidas em 2002 e 2003, que vinham de locais que no máximo distariam 30Km da Academia do PSV.

Trocamos ideias com os treinadores dos jovens e com os líderes do departamento de prospecção do PSV.

Afinal qual era o plano mestre?

Todos os anos o PSV procura os melhores “jogadores” de 6 e 7 anos que residem num raio de 30km em relação à sua academia.
Durante todo o ano, as crianças encontram-se, divertem-se e os responsáveis do PSV vão seleccionando os melhores até ao final do ano para que estes possam formar a próxima equipa de escolas do clube.
Nós assistimos ao último encontro desta época onde os seleccionados receberam uma carta a convidá-los para voltarem em Setembro ao clube pois fariam parte das escolas do PSV.

Partimos para Amesterdão onde almoçamos “informalmente” porque a maioria dos estagiários tinha avião durante o dia de regresso para casa.
No programa estava ainda previsto irmos ao estádio ver o Ajax vs AZ que por falta de bilhetes não foi possível.

Acabamos por ver o jogo pela televisão todos juntos.

Depois de um passeio por Amesterdão o autocarro foi levar os colegas ao aeroporto, nós apenas tínhamos voo no dia seguinte pelo que ainda tivemos mais algum tempo para passear e descansar.

Amanhã as minhas conclusões da viagem...

Sem comentários: