sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Ciclo Vicioso

Apesar de ainda estarmos em pré-época, no futebol português, já se tomam decisões importantes que irão marcar a época 2009-2010.

Pelo sorteio hoje da UEFA, percebemos que a probabilidade é enorme de ficarmos reduzidos aos três “Grandes” .

Depois das eliminações do SC Braga e Paços Ferreira, pelos modestos adversários Elfsborg (Suécia) e Bnei Yehuda (Israel), respectivamente sobram para pontuar os grandes e o Nacional da Madeira.

O sorteio dos Play-off de acesso às provas europeias, hoje, ditou que o Nacional irá encontrar o Zenit (equipa de Danny e Fernando Meira) vencedor da taça uefa e supertaça europeia em 2008.
O SL Benfica irá disputar a chegada à fase de grupos da prova com o Vorskla Poltava (vencedor da Taça da Ucrânia na época transacta)

Na Champions, o Porto está confirmado na fase de grupos, o Sporting calhou em sorte (ou azar) a Fiorentina (Itália).

Não será difícil adivinhar que no final dos Play-off teremos: o Porto na Liga dos Campeões e o Sporting e Benfica na Liga Europa.

Espero estar errado e podermos contar com 2 equipas na Champions e 2 na UEFA.

O cenário mais provável contudo é o primeiro, o que retrata o panorama do futebol português...Um Porto sólido, um Benfica sempre em construção e um Sporting como eterna esperança.

É assim na Europa e nas competições domésticas, o Porto parte em vantagem, a pré-época mostramo-nos um Benfica diferente para melhor e um Sporting longe de ser certeza.

Quanto aos restantes clubes, todos lutam para não descer e depois todos lutam para participar nas competições europeias da época seguinte...
“Os restantes clubes” este é o problema do futebol português...
Nós precisamos de ter mais equipas competitivas, de clubes que queiram lutar de igual para igual com os grandes, que executem um trabalho sólido e não o abandonem, que tenham um projecto nacional e europeu...

Que acreditem em si, para isso devemos fomentar a diversificação e as regras precisam de deixar de “favorecer” constantemente os grandes...

Limitar número de profissionais por equipa, limitar número de empréstimos, fomentar a aposta nos jovens da formação, entre outros coisas...

Se querermos ter sucesso fora de portas temos nos organizar e melhorar a qualidade do nosso futebol, temos todos a ganhar!

1 comentário:

Cláudio disse...

Gostei muito do texto, sabes do que falas Mister!