quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Acabou 2009...

Último dia de 2009!

Ano muito positivo...concretizados todos os objectivos que defini como fundamentais para continuar esta construção que é a minha carreira de treinador de futebol.

Quem como eu quer ter uma carreira nesta área, sabe que ela será sempre uma construção inacabada pelo que exige do seu construtor (nós próprios) o máximo empenho, dedicação, vontade e lealdade.

Dentro das quatro linhas, o novo desafio que aceitei com agrado em Agosto, é a prova do que referi anteriormente...usaria os mesmos adjectivos para descrever as principais qualidades do meu grupo acrescentando a inteligência, capacidade de aprendizagem, que os “miúdos” demonstram!
Estamos perto de concretizar o primeiro objectivo da época, dependendo apenas de nós para o alcançarmos, a passagem à 2ºfase do campeonato.

O estágio que estou a realizar num dos clubes grandes de Lisboa está a ser muito proveitoso permitindo-me confrontar métodos de trabalho, formas de liderança, ideias de jogo e aumentar a minha capacidade crítica em relação ao treino e ao jogo, acredito eu, obrigando a tornar-me num treinador mais competente e confiante.

A estes dois desafios, nas quatro linhas, aliei um outro, a faculdade!

Iniciei a frequência da licenciatura de Gestão de Desporto, na FMH, que me permite adquirir conhecimentos multidisciplinares fundamentais na minha evolução enquanto treinador.
Estranho, pensarão os leitores? O rapaz quer ser treinador profissional e vai para Gestão em vez de ir para treino desportivo...
Acredito que os grandes treinadores no futuro serão os melhores gestores que necessariamente estarão rodeados de especialistas nas diferentes áreas do treino, medicina desportiva, fisioterapia, psicologia desportiva, nutrição, entre outras...por isso escolhi gestão, o caminho mais longo, provavelmente, mas o que acredito que levará ao objectivo pretendido.

“Torna-te naquilo que és, para fazeres aquilo que só tu podes fazer.”
Friedrich Nietzsche (1844-1900)

Sem comentários: