domingo, 4 de outubro de 2009

O nosso desafio...

A uma semana de começar o campeonato ainda estamos longe do pretendido mas já começamos a espalhar bom futebol nos campos por onde passamos.

Bom futebol, na minha perspectiva, porque temos princípios de jogo bem definidos, ideias claras nos diferentes momentos do jogo que os jogadores tentam cumprir, um sentido colectivo elevado e a demonstração a cada jogo/treino que o nosso modelo de jogo é coerente e que todos acreditam nele.

A criação de um modelo de jogo é algo complexa e morosa contudo apenas possível com a ajuda de todos os elementos do grupo.

Para que esta criação e consequente implementação sejam possíveis é necessário que todos, sem excepção, acreditem nos princípios que modelo defende, nas ideias do modelo e testem diferentes formas de o concretizar.

Os erros cometidos ao longo desta construção conjunta entre a equipa técnica e os atletas são chamadas de atenção para algo que é incoerente ou que não está a ser efectuado da melhor maneira pelo que obriga a uma relação forte entre atletas e técnicos na detecção, discussão e resolução destas questões.

A nós técnicos cabe a função de teorizar o que vimos ser realizado pelos atletas na prática, aos atletas é pedido que façam chegar aos técnicos todo o feedback que achem pertinente para a resolução das dificuldades que estão a sentir no treino (que deve ser a imagem do jogo)...

Apenas através de uma estreita ligação entre técnicos e atletas pode existir um modelo de jogo numa equipa e este ter bases sólidas para ser colocado em prática com sucesso a cada desafio.

A nossa criação continua a crescer, temos de continuar a fortalecer as bases para no futuro colhermos os frutos desta obra que sempre estará inacabada...

Sem comentários: