terça-feira, 5 de maio de 2009

Estágio na Holanda Dia 1

O primeiro dia começava cedo às 9h30m locais, menos uma hora em Portugal, teríamos de estar no aeroporto de Schipool para a organização nos levar até ao local onde iria começar a nossa experiência.

A nossa experiência começou em Oss, tivemos um encontro com os responsáveis do Concelho de OSS para percebermos como qual a politica desportiva do Concelho.

Foi impressionante ver as infra-estruturas e a forma como o Concelho e os clubes as gerem de forma a tirar o máximo partido delas.

Nesta fase já sentia que em termos de organização estávamos muito longe daquele pequena amostra.

Almoçamos no clube profissional do Concelho de Oss, Top Oss (http://www.top-oss.nl/splash/), e ouvimos uma palestra da forma como o clube está organizado, como se integra na política do concelho de Oss e como interage com a sociedade.
Ex: O almoço foi servido por estudantes do curso de hotelaria de uma das escolas do concelho que estavam a estagiar no clube.

Após o almoço, o regresso ao hotel para descansar e jantar (muito cedo, jantar às 17h locais, não foi fácil).

Após o jantar deslocamo-nos a um clube amador chamado, OJC Rosmalen (http://www.vvojcrosmalen.nl/), assistimos ao treino dos sub-14 e trocamos algumas ideias com treinadores e jogadores desse escalão.

Após o treino ficamos a conhecer a forma como este clube amador se organiza.

Para terem uma ideia este clube, têm 9 campos de relva natural, cerca de 400 voluntários e número imenso de atletas.
Neste clube existem 18 equipas de escolas e 12 de infantis, salvo erro.

Fantástica a organização de um clube amador, durante a estadia iremos voltar a este clube para assistir aos jogos das suas equipas.

Amanhã iremos ver o treino da equipa sénior do PSV...

Sem comentários: