sábado, 29 de agosto de 2009

Liga Europa - Olhar português

O sorteio da Liga Europa ditou sorte diferente aos nossos representantes: Sporting, Benfica e Nacional.

Inevitavelmente, os nossos olhares irão estar nos grupos D, I e L.
Grupo D: Sporting (Portugal), Heerenveen (Holanda), Hertha Berlim (Alemanha), Ventsplis (Letónia)
Grupo I: Benfica (Portugal), Everton (Inglaterra), AEK (Grécia), Bate Borisov (Bielorrússia)
Grupo L: Werder Bremen (Alemanha), Áustria Viena (Áustria), Atlético Bilbao (Espanha), Nacional (Portugal)

Sporting e Benfica estavam no pote 1, considerado o ranking de clubes na UEFA, sendo que o Nacional entrou no sorteio no pote 4 (o pote dos clubes com menor ranking na UEFA).

Pela divisão dos potes, temos de considerar o favoritismo das equipas lisboetas não só nos grupos como também na competição e enaltecer a presença do “inexperiente” Nacional nesta competição que só tem a ganhar com a presença.
Não tendo qualquer responsabilidade na prova, tudo o que conseguir fazer é histórico para o próprio clube e será de grande utilidade para o nosso país, não só pelos pontos que poderemos ganhar para o ranking como também para mudar a imagem do futebol português na Europa, existem 3 clubes (FCP, SLB, SCP) e o resto é paisagem.
Trabalho árduo que o Braga se encarregou de efectuar nas últimas épocas e que cabe agora ao Nacional dar seguimento...

Com o novo formato da prova, a passagem aos 16 avos-de-final torna-se menos propícia a surpresas não só pelo diminuição de um lugar (na época passada, tinham acesso a esta ronda os 3 primeiros colocados de cada grupo) como também pelo facto de a fase de grupos ser esta época a 2 voltas ao contrário da época passada, o que significa que a margem de erro é maior e portanto um resultado negativo será mais facilmente rectificado.

Sendo a Liga Europa, a 2ºDivisão da UEFA, considero que esta divisão está cada vez mais forte e que portanto torna-se cada vez mais complicado ganhar qualquer jogo na prova, não existindo adversários fáceis e sendo o aumento dos prémios monetários atribuídos pela UEFA uma forte motivação para todos os participantes.

Partindo desta premissa, qualquer dos nossos clubes terá dificuldade em garantir a passagem a próxima fase da prova contudo estou convencido que Sporting e Benfica apesar das dificuldades e da valia dos adversários irão garantir a presença nos 16 avos-de-final da competição e confirmar o estatuto de favoritos à partida e, insisto, não só no grupo como na competição.
O Nacional precisará de surpreender de novo toda a Europa eliminando pelo menos um representante da Alemanha ou Espanha, torcemos todos pelo sucesso da equipa de Manuel Machado!

Resumindo, conseguimos de 5 possíveis (4 desejáveis, Sporting na Champions) ter 3 na linha de partida da nova Liga Europa partindo 2 deles (SCP e SLB) como candidatos à vitória final e o Nacional como outsider...agora resta-nos sonhar em ter uma final portuguesa no Bernabéu!

Sem comentários: