segunda-feira, 28 de abril de 2008

Maturidade

Quando preparei a palestra para o jogo de sábado anterior apenas tinha três pontos para relembrar aos meus meninos: qual o sistema táctico a utilizar, o método de jogo defensivo a praticar nas bolas paradas do adversário e pedir-lhes para jogarem como tinham treinado a semana toda.
Antes de entrar no balneário para a palestra, estava no campo e oiço o delegado da equipa contrária a dizer a um dos pais dos meus miúdos:”Estás preparado para levar uma goleada?”
Foi para a palestra e não alterei os pontos que tinha programado, mas acrescentei um, repliquei exactamente o que ouvi e disse-lhes quem o tinha dito.
Porque é que acrescentei este ponto?
Para mim era a oportunidade ideal para “picar” os meus miúdos e perceber como eles iriam reagir ao estímulo que lhes dei.
A resposta foi fantástica. Simplesmente o melhor jogo da época!
Entramos a perder 0-2 mas a jogar bem, o normal numa equipa imatura é desmotivar e deixar de jogar ( neste momento, até o “picar” dos meus jogadores poderia ser mal interpretado por eles = agressividade excessiva ).
Quem pensou assim enganou-se redondamente!
Maturidade terrível, os miúdos continuaram a mandar no jogo e a marcar o ritmo.
Fugiram a tentação de bater a bola na frente e foram fiéis ao nosso modelo de jogo que conseguimos chegar ao intervalo, empatados a 2.
No intervalo, corrigi algumas situações tácticas e pedi preferência de ataque sobre o flanco mais fraco da equipa adversária.
Foi por aquele flanco que iniciamos a jogada do 3º golo.
O adversário ainda empatou numa desatenção defensiva nossa mas a atitude dos miúdos não se alterou.
Parecia que estavam insensíveis as emoções do balançar da rede, sempre na perseguição do jogar bem.
Conseguimos fazer mais dois golos e ainda sofremos um, resultado final, vencemos, 5-4!

Mais que o resultado para mim a grande vitória é o nível de maturidade apresentado.

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

Muito bem!

Acho que só os tentaste "picar" dessa maneira porque conheces os jogadores que tens, e tinhas noção de como iam reagir. Seguros da sua maneira de jogar, consistentes no seu jogo, em principio iria correr como correu.

Quando uma equipa tem experiências passadas de fracassos, de insucessos, de tentar e não conseguir. Se calhar essa estratégia não tinha funcionado.

Muito Bem Bruno, a relação inter-pessoal é vital no treinador de "amanha".

Abraço