sexta-feira, 11 de abril de 2008

Quem não arrisca não petisca!

Esta é a história de Fábio Moura e Tiago Freitas. Dois jovens treinadores, ambos com 21 anos, que trabalham no futebol feminino do Boavista. O primeiro é preparador-físico, o segundo é treinador de guarda-redes. Um acaso feliz levou-os a Liverpool, durante dois dias que não vão esquecer. Até porque regressaram de lá com trabalho.

A palavra, então, aos protagonistas. «Inscrevemo-nos num grupo de colaboradores do Liverpool e fomos chamados para um estágio», conta Fábio Moura ao Maisfutebol. «Fomos os únicos portugueses convidados. De Espanha eram quinze colegas». Viajaram para Anfield Road, perceberam a mística do clube e ficaram a fazer parte dos quadros do clube.

Agora são olheiros em Portugal do clube. «O responsável espanhol já nos tinha avisado que isso podia acontecer. O Liverpool não tinha ninguém especificamente em Portugal e andavam à procura de quem pudesse fazer um trabalho de prospecção», acrescenta Tiago Freitas. Agora vão começar a fazer relatórios de jovens que o clube acompanhe.

Ingleses já começaram a pedir relatórios

Em breve é possível, aliás, vê-los nas bancadas das escolas de formação a tirar notas. O Liverpool já pediu relatórios de meia-dúzia de jovens que estão a aprender a ser jogadores de futebol nos campos nacionais. Um dos quais é até juvenil. «Eles querem que trabalhemos sobretudo com os mais jovens, porque é aí que querem investir».

O trabalho promete ser exaustivo. Cada jogador que o Liverpool tem referenciado e que pretende saber se vale a pena exige um relatório em separada de cada observador. Para além disso convém apontar jovens promessas para o clube referenciar. «É um trabalho ligeiramente diferente do que inicialmente queríamos desenvolver», diz Tiago Freitas.

«Mas é uma boa porta para nos abrir novos horizontes. No Liverpool é complicado, mas espero que possamos abrir horizontes noutros clubes», acrescenta o jovem, que para além da equipa feminina do Boavista ainda orienta as escolinhas do Fiães. «O que nós queremos é seguir a carreira de treinadores e encontrar um bom clube para trabalhar».

O estágio em Liverpool e... José Mourinho

Fábio Moura e Tiago Freitas conheceram-se aliás na faculdade. No ISMAI, onde fazem o curso de Educação Física. A partir daí perceberam que tinham concepções tácticas semelhantes, que entendiam o futebol da mesma forma, o que foi meio caminho para a amizade. Depois aventuraram-se no futebol feminino do Boavista e agora no Liverpool.

«O estágio foi uma óptima experiência. Conseguimos observar de perto o que é um dos grandes clubes do Mundo e a forma como trabalha», diz Tiago Freitas. «Foram apenas dois dias, mas deu para interagir com os treinadores, para ver a forma como trabalham na Academia e para conhecer o Liverpool por dentro», acrescenta Fábio Moura.

Pelo meio deu para fazer um jogo-treino com antigas glórias do clube e deu até para responder a perguntas sobre... José Mourinho. «Os treinadores das camadas jovens perguntaram-nos por ele, queriam saber o que está fazer e como está. Eles admiram muito a forma de trabalhar dele». No final, garantem, valeu a pena a aventura.

Fonte: Maisfutebol

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

Que sonho!

Também quero estagiar no Liverpool! ( e não só :P )