quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Alongar antes ou depois?

Hoje recebi um mail com o artigo abaixo indicado:

http://universidadedofutebol.com.br/2009/12/1,4425,VOCE+DEVERIA+ALONGAR+ANTES+DO+EXERCICIO.aspx?p=3&utm_source=EasyMailing&utm_medium=e-mail&utm_term=Nutricaonapre-temporada&utm_content=Nutricaonapre-temporada&utm_campaign=Padr%E3o

A medida que lia o artigo a minha mente confrontava a informação recebida com as experiências passadas...

Um debate interno que aqui reproduzo.

Já tinha ouvido falar das duas teorias apresentadas no artigo, aliás, já utilizei as duas e não identifiquei grande diferença aos níveis do rendimento em treino ou jogo, ao nível da prevenção de lesões apenas ao nível da aceitação dos atletas.

A mais utilizada, acredito, é o alongar após o aquecimento até aqui presumi ser esse o motivo que levava os atletas a ter uma aceitação imediata, ou seja, a solicitação não rompe com as “crenças” em vigor.

A utilização do alongamento “pré” exercício físico, como qualquer mudança, levou o seu tempo a ser aceite e entendido por todos, algo que considerei normal...

Este artigo faz questionar-me, se não existindo, como o mesmo refere, um dado cientifico concreto para a utilização de um e de outro método o que levará o treinador a decidir pela sua utilização?

No inicio desta época, foi um debate que quis ter com o departamento médico do clube onde trabalho e no qual chegamos a conclusão que deveríamos optar por alongar após o aquecimento.
A principal razão da escolha foi considerarmos que alongar os músculos quando os mesmos ainda estão frios aumenta a probabilidade de lesão, opção que pode estar correcta ou não devido à ausência de dados cientificos fazendo a decisão depender das crenças de cada um...

A importância dos alongamentos no treino tem vindo a aumentar, não só pelo trabalho de flexibilidade que os mesmos permitem mas essencialmente pela importância na prevenção de lesões dos atletas que a cada época que passa realizam maior número de jogos e com maior intensidade.

Na opinião do leitor, qual será a melhor opção? E será essa, baseada em que pressupostos?

Sem comentários: