quinta-feira, 24 de julho de 2008

Das palavras para os actos

Uma das frases que mais tenho ouvido nas reuniões que participo e em algumas conversas informais com dirigentes desportivos é: “ Os melhores treinadores devem estar na formação”

De imediato perguntou as pessoas com quem converso: “ Então porque é que os mais bem pagos são os treinadores de seniores? “

A resposta é sempre a mesma: pois…

A grande maioria das pessoas que andam no futebol já percebeu que o futuro está na formação.

No caso do futebol português, a importância do futebol de formação é ainda maior devido ao fraco poder de compra dos clubes.

A questão financeira não é a única que pesa na decisão de um treinador estar nas camadas jovens ou a treinar seniores, outros factores como o interesse pessoal, qual a perspectiva de carreira que pretende, entre outros.

Existem treinadores competentes que deixam de o ser porque outra actividade em que são “só” razoáveis” paga melhor e não é compatível com o futebol.

Não podemos ter medo de apostar na formação, apostar na formação implica gastos e não ter retorno imediato, mas se queremos os melhores treinadores na formação é preciso melhor as condições de trabalho tanto financeiras como logísticas e esperar pelos resultados.

Outro dos erros existentes na formação é a avaliação dos treinadores. Na grande maioria dos clubes os treinadores de formação são avaliados de igual maneira que os treinadores de seniores, ou seja, através do resultados.

Vamos apostar forte na formação do nosso futebol!

Quando digo formação não me refiro apenas aos jogadores, refiro-me aos treinadores e dirigentes.

Melhores dirigentes escolhem melhores treinadores, melhores treinadores formam melhores jogadores, melhores jogadores dão melhores espectáculos, melhores espectáculos levam mais pessoas aos estádios, etc…

Cabe-nos contribuir para a melhoria deste ciclo.

Sem comentários: