segunda-feira, 4 de agosto de 2008

VI Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

A Selecção Nacional Sub-17 venceu, este sábado, os VI Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que decorreram no Brasil. O feito inédito foi alcançado depois de terem derrotado a formação de Guiné-Bissau por 1-0.

Pela primeira vez a pisar o relvado do Estádio do Maracanã, os Sub-17 lusos entraram na partida com um certo nervosismo e ansiedade. A equipa de Guiné-Bissau, mais habituada à temperatura elevada que se fez sentir durante a partida, criou diversas oportunidades de golo e dificultou a acção ofensiva lusa. Porém, a Equipa das Quinas soube responder da melhor forma à superioridade técnica e táctica imposta pela formação guineense durante todo o primeiro período de jogo.

A Selecção Nacional voltou do intervalo com uma atitude mais atacante e com vontade de acabar com o impasse que o marcador registava desde o início da partida. Através de lances colectivos e individuais, os Sub-17 lusos foram ameaçando cada vez mais a baliza adversária, alcançando o primeiro golo aos 57 minutos, por Filipe Barros.

Entusiasmados com a reviravolta do sentido de jogo, os jogadores lusos partiram para o ataque, ao mesmo tempo que anulavam as investidas guineneses. No entanto, e apesar de todas as oportunidades criadas, o resultado manter-se-ía até ao final da partida.

"Os atletas terminam esta participação com o sentido de dever cumprido, com um enorme orgulho por levarem este título pela primeira vez para Portugal, ainda para mais conquistado num estádio com a importância e magnitude como as do Estádio do Maracanã", explica Edgar Borges.

No que toca à atitude evidenciada pelos atletas durante a partida, o Treinador Nacional, que desde o início, elogiou "a forma digna como encaram cada partida", admite que "o que mais impressionou foi a inteligência dos jogadores, a forma como tentaram dar a volta à corrente do jogo. Eles evidenciaram uma nova atitude, mostraram que começam a saber gerir os maus momentos, o que era impensável há uns tempos atrás".

Tendo como objectivo principal preparar a equipa para o Campeonato da Europa, "esta competição permitiu dar mais um passo no sentido da auto-estima e confiança colectiva. No domínio da entrega e da vontade de vencer, estes jovens progrediram muito, foram incansáveis e isso só nos pode motivar", concluiu.

Ficha de Jogo
Final dos VI Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa
Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (Brasil)
Árbitro: Leopoldo Manunza
Árbitros assistentes: Ricardo Almeida e Marcelo Fonseca

PORTUGAL 1 – 0 GUINÉ-BISSAU (0-0, ao intervalo)

Portugal: João Amorim, Tiago Ribeiro, Miguel Serôdio, Rui Coentrão, Sérgio Oliveira, Aliu Djaló (Telmo Castanheira, 79'), Filipe Barros (Roberto, 80'), Amorim (Sérgio Marques, 80'), João Figueiredo, William Carvalho e João Beirão (Rúben Pinto, 54').

Treinador Nacional: Edgar Borges
Golos: Filipe Barros (57')
Disciplina: Sérgio Oliveira (amarelo, 31')

Guiné-Bissau: Idrissa Júnior, Tomas Dabó, Braima Sambú, Mama Baldé (José Cá, 65'), Idrissa Mané, Sene Turé, Francisco Júnior, André Gomes, Piquete Sá, Amado Seide (Moacir Fernandes, 54') e Euclides Bissoma

Golos: nada a assinalar
Disciplina: Mama Baldé (amarelo, 16'), André Gomes (26') e Amado Seide (amarelo, 30')

Com um troféu inédito e com o título de melhor jogador atribuído a Sérgio Oliveira na bagagem, a comitiva lusa regressa do Rio de Janeiro no próximo domingo, dia 3 de Agosto.

Fonte: www.fpf.pt


Sem comentários: