sábado, 29 de março de 2008

Criticas

Hoje assisti a um jogo totalmente desiquilibrado.
Estava entre a assistência, num clube onde ninguém me conhece, e ouvi das maiores barbaridades.
Os pais dos miúdos que estavam a perder, criticavam e criticavam e criticavam e criticavam mas criticavam por criticar.
"Os miúdos não sabem o que é ganhar"; " o treinador não sabe para ele quanto mais para ensinar os putos"; "o treinador é um puto e os miúdos fazem o que querem"; etc.
Dei comigo a pensar: "Mas afinal o que é que o treinador fez mal?"; "Alguém já se colocou no lugar nele?"; "Com a matéria-prima que ele têm é possível melhor?".
Parem de criticar por criticar, se querem criticar sejam construtivos.
Ex: "O central é lento a defesa não pode jogar tão subida".
Agora criticas como " o treinador é um puto", até pode ser a 1ºequipa do treinador mas todos os treinadores já foram "putos", todos têm de ter a 1º equipa.
Mais, idade/experiência não é igual a maior competência.
Podia dar vários exemplos que conheço mas dou o exemplo que todos conhecem: Mourinho é um treinador jovem, com muito menos experiência, que muitos outros que aí andam e não é competente?
"Não sou defensor de novos ou velhos treinadores de futebol, de novas ou de velhas metodologias, acredito simplesmente em bons ou maus treinadores, aqueles que atingem o sucesso e os que não"José Mourinho

O sucesso nos treinadores de formação não é ganhar campeonatos é formar jogadores, para este desporto que todos amam e a maioria trata mal.

4 comentários:

Dennis Bergkamp disse...

Infelizmente é assim em todo o lado.

Provavelmente no jogo que viste a equipa adversária era simplesmente mais forte e sendo assim... é dificil contrariar o trabalho dos outros.

Se por acaso no jogo seguinte essa equipa defrontasse uma equipa mais fraca, e o resultado final fosse a vitória, ias ver uma transformação nos comentários dos pais.

Já não sei onde é que aprendi isto, mas acho que é um exemplo claro.

Aqueles anuncios de televisão, sobre separação do lixo para facilitar a reciclagem, em que metem crianças de 4 5 6 anos que mal sabem falar a tratar da separação, é um exemplo claro de educação dos pais através dos filhos.

Acho que nós, como treinadores de formação, também temos como missão educar os país através dos filhos, ou até mesmo directamente.

Este fim de semana, um jogador meu saiu ao intervalo a chorar porque os pais não paravam de lhe dar na cabeça, é um puto tão importante para a equipa que já houve pais que me disseram "mister, mesmo que ele falte, convoque-o a mesma, a equipa precisa dele".

Todos erram, sejam os jogadores, os pais, os treinadores, os arbitros, todos erram.

Infelizmente este é um post comum em muitos blogs de formação, em muitas conversas sobre formação. Toda a gente pensa que podia fazer melhor do que o treinador que perde, mas na formação o mais importante, o topo da piramide das prioridades não é, nem pode ser o ganhar, há coisas mt mais importantes do que ganhar..

Abraço

Anónimo disse...

Caro Mister,
Sou Pai de um infantil do S.C. Rio Tinto- Gondomar e antes de tudo tenho a dizer-lhe que sou um leitor assiduo do seu blog, agrada-me de tal maneira os seus posts que copio alguns para o meu blog (peço-lhe desculpa pelo acto).Agora voltando ao seu post, estou totalmente de acordo e desde já lhe digo que dei por mim a fazer o mesmo ou seja "falar mal" do treinador e a instruir o meu "craque" do seu posicionamento em campo. Em relação à 1ª atitude, dei conta do disparate que estava a fazer e como não gostaria que um treinador se fosse meter na minha actividade profissional parei e corrigi o erro, em relação à 2ª atitude, tive a reprimenda do meu "craque", que me disse que quem mandava na equipa era o treinador e eu mais uma vez não tive outro remédio, corrigi o erro.. Penso que agora sou um melhor Pai.
Por isso, como consolo, refiro que pelas terras por onde acompanho o meu "craque" os problemas são sempre os mesmos, os treinadores não prestam quando não ganham e a mania que, em cada um de nós existe um treinador, está muito enraízada. Haja paciência.

Abraço de solidariedade

Bruno Dias disse...

Caro scriotinto,

O ponto de partida para a correcção do erro é admitir que ele existe, parabéns pelo ter feito!
Oxalá mais pessoas pensassem na mesma maneira.
Agradeço os elogios ao blog e fico muito satisfeito que divulgue os meus pots.

Abraço

Unknown disse...

Deixa-me dizer que não conhecia este teu blog no entanto e depois de ler atentamente algumas das questões aqui levantadas, garanto-te que passarei a olhar para ele com atenção tentando aprender com algumas situações que aqui são abordadas.
Deixa-me apresentar-me.
Chamo-me Luis Miguel Carvalho.
Sou Professor de Educação física e
Também estou ligado ao futebol.

Alguma coisa lmczmm@gmail.com