A partir de que escalão etário deverá começar a especialização dos atletas numa determina função/posição?
Definição de especialização :
- acto ou efeito de especializar ou especializar-se;
- menção especial;
- particularização;
Existem diversas teorias/opiniões, algumas defendem que desde que se começa a treinar os atletas devem ter uma posição definida e ser o melhor possível nela outros defendem que os jogadores/atletas não devem nunca especializar-se, devem aprender a jogar em todas as posições.
A minha opinião é que até aos infantis (Fut7), os jogadores devem aprender a praticar as diferentes posições no campo, devem fundamentalmente perceber o que fazer caso sejam apanhados em posições do campo diferentes da habitual.
Os treinadores devem prepara-los para estas situações porque devido ao tamanho do campo e à grande diversidade de movimentações efectuadas no jogo a qualquer momento os atletas podem ter de reagir a estímulos diferentes dos habituais.
É importante que os atletas percebem o jogo e saibam utilizar os princípios de ataque e defesa de forma objectiva com vista à melhoria da equipa.
Quando os atletas integram uma equipa de futebol 11, a diversidade de movimentações é igualmente elevada contudo devido à existência de mais jogadores em campo e as dimensões do mesmo as permutações de posições, na sua maioria, apenas acontece em colegas de sector ou flanco.
O Futebol 7 deve ser o espaço/tempo para a aprendizagem do jogo.
Não devendo ser encarado o treino como a especialização do jogador mais sim uma etapa rumo à especialização.
A especialização do jogador começa com a passagem para o futebol 11, na maioria dos casos, entre os 12 e os 13 anos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Caro Bruno, espero que esta seja a primeira de muitas participações minhas no seu blogue que muito apreciei ter conhecido.
Gostava de deixar aqui a minha opinião em relação a este assunto - a especialização precoce. Ao longo do tempo o desporto foi ganhando uma revelação social enorme em todo o mundo. Este ganho de relevância fez-se sentir em vários âmbitos da prática desportiva, principalmente na valorização do desporto rendimento, mas não há rendimento sem especialização. As sociedades tecnológicas e industriais são hoje em dia muito bem organizadas e especializadas. A necessidade de especialização nestas mesmas sociedades e na vida do homem têm conduzido a uma precocidade de especialização.
Pedagogos e concepções pedagogistas têm mostrado uma preocupação com a promoção precoce dos jovens talentos, dizendo que esta especialização precoce não protege o jovem, antes pelo contrário. Esta especialização precoce surgiu devido à valorização política e social do desporto de alto rendimento, que procurou encontrar mais cedo jovens com talento para a alta competição.
A preparação dos jovens tem de ser feita em modelos devidamente adequados aos seus processos de maturação com o acompanhamento de treinadores devidamente formados.
A preparação de base é cada vez mais precoce o que obriga a criança a cumprir processos completamente desajustados ao seu período de maturação.
O momento de iniciar uma formação especializada, em determinado desporto, exige que se tenha em causa alguns factores:
• o desenvolvimento físico e psicológico do individuo nas fases evolutivas;
• a idade, em que os atletas de alto nível iniciaram a sua preparação especializada;
• a reacção do organismo da criança ás cargas especializadas;
Assim sendo, começar cedo não é necessariamente um erro, a preparação desportiva deve ser um processo permanente de muitos anos.
A especialização precoce é marcada pela vontade que os agentes desportivos têm em obter resultados de forma rápida, orientando os praticantes de uma forma unilateral e prematura, forçando os ritmos das cargas de treino. Isto porque se a opção for pela formação multilateral os resultados só se observam a longo prazo de acordo com o processo pedagógico de formação e educação desportiva. Embora a especialização precoce tenha resultados rapidamente observáveis inibe a evolução correcta dos praticantes.
Abraço.
Luciano Branco
efgeracaobenfica.blogspot.com
Enviar um comentário