terça-feira, 18 de novembro de 2008

Futebol como meio de veículo social

Todos temos a imagem do futebol profissional que é uma máquina de fazer dinheiro, dos milhares de euros (dólares, libras, petrodólores, etc) que jogadores, treinadores e dirigentes movimentam.

Poucos têm a imagem do futebol não profissional, aquele que é o suporte para o futebol que todos conhecem, onde a maioria das pessoas participa e o “ordenado” é uma sandes e um sumo depois do jogo.
Neste futebol incluo o futebol jovem, onde a grande maioria das pessoas paga para participar.

Uma coisa é certa, a todos estes se fizermos a pergunta: “Porque estás futebol?”, respondem da mesma maneira:”Porque gosto!”
Mesmo os profissionais só assim se explica alguns jogadores aceitarem baixar os ordenados e mudarem-se para clubes mais modestos para jogarem mais tempo.

Em torno do futebol muita gente vive, desde das escolas de futebol aos alugueres de campos para o cidadão comum matar o “bichinho”.

Poderemos nós usar o fenómeno futebol para apelarmos à inclusão social?

Há dias estive com a conversa com uma defensora do desporto como veiculo inclusão social, já participou em vários projectos relacionados com o tema e tenta desenvolver no seu “meio” este conceito contudo considera que isso não é suficiente e está disponível para ajudar este conceito a expandir-se noutros meios.

Fiquei fascinado com a força desta pessoa e com a vontade de usar o desporto para “fazer o bem”.

Conversando com os meus botões percebi que este conceito faz todo o sentido, que pode trazer alegria a muita gente contudo apenas é exequível com a ajuda de outros; ninguém consegue organizar eventos onde possam ir pessoas de diferentes “classes sociais” e escalões etários sozinho.

Dentro da minha disponibilidade irei ajudar pessoas como esta senhora que conheci a desenvolver estes projectos.

O Futebol deve contribuir para um mundo melhor!

1 comentário:

Anónimo disse...

Se fôr preciso ajuda, contem comigo.

www.ricardofutebolclube.blog.com

Abraço,

Ricardo Dias