segunda-feira, 10 de novembro de 2008

5ª CONFERÊNCIA TREINO DE JOVENS

21 de Novembro de 2008
21.00 h
Hotel Dighton
Oliveira de Azeméis

PROGRAMA

20.45 – Abertura do Secretariado
Recepção de participantes e convidados
Entrega de documentação e material de apoio

21,15 – Sessão de Abertura
Pelo Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal
de Oliveira de Azeméis

21,30 – Mesa Redonda subordinada ao Tema
“O Desporto para e com os jovens”
• Aspectos gerais e comportamentais dos jovens
• Como ultrapassar os problemas da juventude
Com
Tó Neves
Jogador e Treinador de Hóquei em Patins
Jorge Gabriel
Jornalista da RTP e Treinador de Futebol
Prof. Fernando Luís
Prof. Universitário e Seleccionador Nacional de Voleibol

22,45 – Pausa para café

23.00 – Debate

23,45 – Encerramento e entrega de certificados

As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas por correio, por fax 256 660 896, por e.mail gdesporto@cm-oaz.pt, ou entregues pessoalmente no Gabinete de Desporto até ao dia 19 de Novembro de 2008

CMOA Desporto – Novembro 2008

CONFERÊNCIA
TREINO DE JOVENS

Esta será a 5ª edição da Conferência sobre Treino de Jovens, que a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis organiza, num momento em que o desporto juvenil em Portugal debate-se com problemas de baixa adesão e de um considerável abandono prematuro.
Apenas 10% da população juvenil entre os 10 e os 16 anos encontram-se enquadrados no sistema desportivo português, sendo a faixa etária determinante para a aquisição de hábitos de actividade física, para a implantação do gosto pela prática desportiva e para a aquisição dos conteúdos básicos da maioria das modalidades.
Este quadro resulta de múltiplos factores, tais como as estruturas de acolhimento, desvio nas orientações aconselhadas para o desporto juvenil (treino e competição) e a grande diversidade de interesses fora da órbita do desporto.
O movimento associativo ao intervir no intervalo etário coincidente com o período de escolaridade obrigatória, contribui para o desenvolvimento integral dos jovens, afirmando o Desporto como importante factor de aperfeiçoamento pessoal e social, formação do carácter, integração dos valores da cidadania em geral e da ética e espírito desportivo em particular e a sensibilização e desenvolvimento de estilos de vida saudável.
Neste contexto, o treinador é de facto um dos elementos nucleares do processo desportivo e é instrumento determinante da sua transformação. Cabe-lhe a responsabilidade de agir, não só sobre os praticantes, mas também sobre pais e dirigentes, a fim de alterar as atitudes e comportamentos destes face ao desporto para jovens, contribuindo para reformular o seu pensamento e filosofia de intervenção, daí também a cada vez maior importância da comunicação, neste cada vez mais complexo mundo do desporto nos escalões de formação.

CMOA Desporto – Novembro 2008

Fonte: Núcleo de Treinadores de Futebol de Aveiro

Sem comentários: