segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Balanço Olímpico na altura certa

Muitas linhas já se escreveram sobre os Jogos Olímpicos (JO) de Pequim, declarações de atletas e dirigentes, opiniões dos portugueses e várias opiniões de comentadores desportivos.

Foram feitos balanços antecipados, declarações infelizes e julgamentos de valor duvidosos.

Chegados ao fim dos JO devemos fazer um balanço da participação portuguesa.

Balanço positivo! Porque:

- Foi a melhor participação de sempre em termos pontuais, 28pts, conseguidos através de 1 medalha de ouro, 1 medalha de prata e 7 diplomas.

- Passados 12 anos o nosso país voltou a subir ao lugar mais alto do pódio.

- Foram batidos inúmeros records nacionais

Não obstante de termos alcançado a melhor participação portuguesa de sempre ficamos com a sensação que poderíamos ter feito melhor, até porque o COP (Comité Olímpico de Portugal) prometeu 4 a 5 medalhas e uma pontuação de 60pts ao governo.

Custou a todos ver Naide Gomes ser eliminada com 2 saltos nulos e um salto a medo, Gustavo Lima perder o Bronze na vela por um ponto, não ver Obikwelu em nenhuma final da velocidade e não vermos concretizadas as nossas esperanças no judo (Telma Monteiro e João Neto).

Contudo a participação portuguesa teve 78 participantes sendo que a grande maioria é desconhecida para a generalidade do público, ou seja, só sabemos que estes atletas existem de 4 em 4 anos na melhor das hipóteses porque se não se apurarem para os JO nunca iremos ouvir falar neles.

Será justo exigir de atletas que “desconhecemos” boas classificações? O que é que o país fez por estes atletas para eles terem bons resultados? Oferecer uma bolsa olímpica de 500€ mensais é suficiente? Será que os atletas se sentem devidamente apoiados com a bolsa? Quais são as condições de treino que os atletas têm para preparar os JO? São atletas profissionais? Será preferível só participar com os atletas profissionais?

Curiosamente o desporto com mais visibilidade no nosso país, o futebol, e que talvez (não tenho dados concretos) o desporto com mais praticantes e profissionais não conseguiu a qualificação para os JO.

Contra mim falo, mas não será necessário exigir mais do futebol que todos os dias é falado do que dos atletas que nos lembramos de 4 em 4 anos?

Existe um problema de fundo no desporto português!

Não temos estrutura para regularmente sermos campeões olímpicos em diferentes modalidades, a prática desportiva em Portugal comparada com outros países é reduzida, o desporto ainda é visto como lazer não como uma profissão.

Para ganhar medalhas não basta ser bom é necessário ser melhor que os outros!

Conhecendo as nossas limitações e assumindo-as é o primeiro passo para sermos um país melhor.

Parabéns à comitiva!

Sem comentários: