quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Wolverhampton multado...

Será razão suficiente para elaborar um post sobre o facto?

Pois bem, observe o leitor o porquê da multa.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=194104

Esta situação pode ser analisada de três prismas: do clube “Wolves”, dos adversários directos, da competição.

Na perspectiva do clube Wolverhampton, o seu técnico abordou o calendário com pragmatismo identificou onde existiam maiores probabilidades de sucesso, poupou, no seu entender, os melhores jogadores para atingir esse objectivo e cumpriu as expectativas...Perdendo com o candidato ao título Manchester United e vencendo o Bolton seu directo adversário na luta pela permanência.

Na perspectiva dos adversários directos, Manchester United e Bolton, podemos considerar que o primeiro saiu beneficiado pelo facto de teoricamente ter um oponente mais fraco e o segundo prejudicado pela existência de um oponente mais forte.

Na perspectiva da competição, indirectamente, os concorrentes directos do M. Utd. saíram também prejudicados pela, teoricamente, menor resistência imposta pelo “Wolves” sendo que os adversários directos poderão queixar-se de algum prejuízo da soma de pontos desta equipa contudo neste caso será menos evidente visto implicar a derrota de outra equipa concorrente directa.

A organização da competição enquanto guardiã dos valores da competição, enquanto garantia da execução dos regulamentos e enquanto promotora do espectáculo deliberou que a atitude do clube em causa não cumpriu os regulamentos vigentes, não contribuiu para o espectáculo e não dignificou a nobreza agonística defendia pela mesma.

“A Federação considerou agora que o clube não cumpriu dois artigos dos regulamentos, ao não apresentar a melhor equipa possível e ao não respeitar as suas obrigações em relação aos outros clubes e aos organizadores da Premier League.”

O princípio que tem por base este regulamento é nobre contudo juridicamente dúbio, diria eu.

Será que a Federação está melhor preparada que o treinador da própria equipa para definir qual será a melhor equipa possível para apresentar?

Qual é o critério utilizado para detectar que não foi utilizada a melhor equipa?

E se o “Wolves” tivesse arrancado pontos ao United? A decisão seria a mesma?

Quando os clubes que disputam várias competições nacionais e internacionais em simultâneo promovem a rotatividade dos seus planteis também estão a incumprir os regulamentos?

Enquanto treinador, fico reticente relativamente ao facto de um elemento exterior, seja ele qual for, interferir nas “minhas” opções e punir-me pela gestão que entendo ser correcta do grupo de trabalho tendo enquanto os “meus” meios e os objectivos que proponho obter com estes.

Enquanto adepto, fico radiante pela exigência de qualidade e pelo “esforço” da organização da Premier League em tentar melhorar o espectáculo e fazer de cada jogo um evento marcante para todos.

Talvez seja esta cultura que faz a Premier League ser a liga europeia mais vista no mundo.

Sem comentários: