terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Superliga

Passadas 20 jornadas do campeonato, ou seja, dois terços do mesmo temos, ao contrário dos últimos anos, a decisão do título em aberto, a luta pelas competições europeias ao rubro e a habitual luta pela manutenção continua quente.

6 pontos separam o primeiro do terceiro colocado sendo que o” fenómeno” SC Braga continua e ao que parece lutará pelo título até a última jornada da prova, os meus 6 pontos são a diferença entre o 4º classificado e o 11º.
No fundo da tabela temos a habitual luta para a sobrevivência que parece ser a quatro: Olhanense, Vitória Setúbal, Leixões e Belenenses.

A decepção do campeonato é o Sporting CP está envolvido, neste momento, na luta pelas competições europeias sendo que têm como objectivo de época, assumido pelo seu presidente, ficar em 4ºlugar no campeonato.

Uma série de equipas encontram-se em condição de lutar pelo quarto lugar contudo a maioria estará mais preocupada em olhar para baixar e garantir desde logo a manutenção na Superliga.
Vitória de Guimarães, Marítimo, Nacional e Leiria parecem ser as mais aptas para lutar pela presença na Liga Europa com o Sporting os restantes: Paços de Ferreira, Rio Ave, Académica e Naval não parecem ter capacidade de lutarem verdadeiramente por este objectivo tendo “apenas” ambição de permanecer no escalão máximo no futebol nacional.

Neste campeonato da manutenção temos os quatro, referidos no segundo paragrafo, como “favoritos” à descida não só pela soma de pontos conquistada até ao momento como pela inconstância exibicional.

A Naval 1ºMaio e a Académica estão nesta luta contudo a vantagem pontual alcançada, 7 e 8 pontos respectivamente, é uma boa almofada para ter sucesso neste particular campeonato.

A sensação da prova aconteça o que acontecer é o SC Braga.
Possuindo um orçamento muito menor que os chamados grandes do nosso futebol, à entrada para a recta final está em 2ºlugar do campeonato à frente de dois deles e tendo nesta fase, praticamente, garantido na pior das hipóteses ser o 3º classificado e portanto para além do acesso à Liga Europa também a garantia, para a equipa de Domingos Paciência, de fazer história em Braga visto este clube nunca ter estado no pódio de um campeonato nacional.
A um escasso ponto do SL Benfica que comanda o campeonato, situação que não se verifica à vários anos, e com vantagem de cinco pontos do tetracampeão nacional, FC Porto.
Dependo apenas de si, visto ainda ter de visitar o estádio da Luz, o Braga entra no último terço a discutir o campeonato nacional com SL Benfica e FC Porto.

O FC Porto com a contratação de Inverno, Ruben Micael, parece ter estabilizado a equipa, os seus processos e ter subido um degrau na qualidade e eficácia do futebol praticado.
A vitória na última jornada por 5-1 ao SC Braga no Dragão é bem elucidativa da capacidade do campeão.
Apesar da distância, o FC Porto está na luta pela reconquista do campeonato podendo assim manter a esperança de conquistar o pentacampeonato.

O grande favorito pela qualidade do futebol apresentado, principalmente na primeira volta do campeonato, é o SL Benfica.
A liderança isolada chega no inicio da recta final deste contudo a qualidade do futebol praticado têm vindo a diminuir nas últimas partidas, poderíamos apontar várias razões contudo não passariam de especulações.
A realidade é que os encarnados de Lisboa ainda receberão o Sporting CP e o SC Braga na Luz e terão de viajar até ao Dragão na penúltima jornada do campeonato.
O calendário não se afigura fácil para os lisboetas, até pela sobrecarga de jogos que pode vir a ter com uma participação positiva na Liga Europa.

O FC Porto também ainda está na Champions pelo que em termos de desgaste o SC Braga terá vantagem restam-lhe 10 jogos para concluir a época enquanto aos adversários directos no mínimo faltaram 12 ao SL Benfica e 14 ao FC Porto.

Nesta fase da época, o FC Porto é a única equipa da Europa que pode vencer todas as competições onde participou durante a época.

Os dados estão lançados, esperamos que vença o melhor e que o futebol português saia valorizado.

Sem comentários: