domingo, 29 de novembro de 2009

Balanço Novembro

Pontualmente falando: perfeito!


5 jogos, 5 vitórias...Satisfeitos com a acumulação de pontos contudo esta não pode servir para maquilhar as deficiências que ainda são visíveis em alguns momentos do jogo da equipa.


Este mês tornou a equipa mas equipa, desculpem a redundância.
Colectivamente o grupo cresceu muito, nos últimos dois jogos a equipa demonstrou algumas das qualidades que definimos como essenciais para concretizarmos o nosso objectivo a cada semana.

O capital de confiança acumulado é grande e importante mas perigoso pois a linha que separa este do excesso de confiança é ténue pelo que não podemos cair no facilitismo sendo nossa obrigação continuar a trabalhar nos limites para conseguirmos melhorar o nosso rendimento.

Acredito que ainda estamos no princípio do nosso caminho e que não atingimos um terço do potencial que deveremos alcançar pelo que só existe uma hipótese: continuar a trabalhar muito e bem!

domingo, 22 de novembro de 2009

Henry Out

A polémica mão na bola, que valeu o empate à França frente à República da Irlanda e consequente qualificação para o Mundial de 2010, poderá custar ao avançado do Barcelona a suspensão por vários jogos.

«A comissão de disciplina é um órgão independente. Ela é que vai decidir se o caso de Henry deve ser estudado. Eles podem sancionar o jogador por comportamento antidesportivo, após o visionamento do vídeo», explicou o porta-voz da FIFA, em declarações ao Daily Telegraph.

Fonte: A bola

Todos sabemos que o futebol está longe da maioria das modalidades no que diz respeito à verdade desportiva mas nunca é tarde para começarmos a avançar nessa direcção.

Sendo já impossível a repetição do jogo, então que Henry não possa ir ao Mundial.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

E o burro é ele?

Portugal está qualificado para o Mundial 2010!

Recordo o post que escrevi a cerca de 2 meses atrás.

http://misterformacao.blogspot.com/search/label/Selec%C3%A7%C3%B5es%20Nacionais

O meu desejo concretizou-se...

Queiroz agora terá algum descanso até ao Verão. Os seus críticos terão de colocar a viola dentro do saco e dar o mérito ao “pé frio” de ter conseguido alcançar o objectivo com os seus métodos, não queimando etapas e renovando, dentro das limitações de recrutamento que o nosso país oferece, os quadros da selecção.

Ultrapassámos o play-off com um resultado a favor de 2-0, curto pelo que vi dos dois jogos mas suficiente para garantirmos a qualificação.

E o burro é ele?

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Gestão do grupo

O paradigma da gestão tradicional e o conceito de igualdade de tratamento utilizado nesse modelo acredito ser algo ultrapassado e algo que não vai ao encontro das necessidades da gestão actual virada para o rendimento e para a concretização de objectivos.

Uma das frases que sistematicamente utilizo nos meus grupos é: “Tratarei todos de forma justa, o que não significa que tratarei todas da mesma maneira!”

O princípio da individualidade – todos somos diferentes, todos temos necessidades diferentes.
A valorização do sacrifício, do empenho e do mérito tem de ser recompensado, será que o modelo tradicional o valoriza?

Com a utilização desse modelo a valorização do desempenho não existe senão vejamos um exemplo quando um gestor distribui trabalho pelos colaboradores, usualmente, existe sempre um que termina primeiro, o prémio dele é ser-lhe atribuído mais trabalho e ter de cumprir o horário até ao fim, ao passo que os colegas apenas fazem um trabalho e saem a mesma hora, eficiência foi valorizada? Não me parece...

Sendo o anterior exemplo simples e redutor, é apenas isso uma hipótese de demonstrar a não valorização do essencial: A eficiência!

Acreditando na valorização do mérito do trabalho, tento premiar o esforço e a competência tal opção obriga a tomar decisões impopulares pois rompem com paradigmas existentes mas afinal não foi assim que o ser humano, historicamente, evoluiu?

Sem medo da diferença!

domingo, 15 de novembro de 2009

Ideias Gerais Colóquio “Contributos para um Futebol Melhor"

Decorreu, no dias 13 de Novembro, no Auditório do Parque de Exposições de Aveiro um colóquio onde foram abordados e debatidos temas bastante interessantes sobre futebol. Foi uma organização conjunta da Associação Futebol de Aveiro e do Núcleo de Treinadores de Futebol do Distrito de Aveiro com o apoio do Pelouro do Desporto da C. M. Aveiro. Estiveram presentes cerca de 70 pessoas, na sua maioria treinadores dos vários escalões.

PROGRAMA13.09.2009Auditório Parque Exposições de Aveiro.
21h00 – Sessão de Abertura - Sr. Manuel Pinho – Presidente do Núcleo de Treinadores.
- Eng.º Carlos Santos – Vice-Presidente da C. M. Aveiro.
- Dr. Elísio Amorim Carneiro – Presidente da A. F. Aveiro
21h15 – Nutrição – Nutrição no Desporto versus Vida Saudável. - Dra. Dulce Gil
22h15 – Pausa22h30 – Treinador Futebol – O Papel do Treinador no Momento Actual do Futebol - Prof. Nelo Vingada
23h30 – Debate
24h00 – Encerramento

Das intervenções feitas registam-se as seguintes ideias:

Na sessão de Abertura o Dr. Elísio Carneiro, Presidente da AFA – Deu as boas-vindas a todas os presentes, dizendo que era uma grande honra ter oportunidade de receber pessoas tão ilustres do mundo do futebol, designadamente os prelectores Prof. Nelo Vingada, cujo invejável currículo era por demais conhecido de todos e a Dra. Dulce Gil especialista em Nutrição com um vasto currículo na área da formação e ao serviço de clubes como F.C. Porto, Boavista F. C. , etc, assim como o Presidente do Núcleo, Manuel Pinho e o Vice-presidente da ANTF, Manuel Sousa, bem como de outros treinadores de méritos reconhecidos e agentes desportivos que se encontravam na plateia.
O colóquio era uma organização conjunta da AFA e do Núcleo de Treinadores e inseria-se nas comemorações do 85.º Aniversário da associação. Por isso, aproveitava para agradecer ao Núcleo e ao Prof. Manuel Sousa toda a colaboração prestada, bem como aos dirigentes e colaboradores da AFA todo o empenho e dedicação, e à Câmara Municipal de Aveiro o apoio dispensado. Por último, queria agradecer aos Prelectores a sua disponibilidade para aceitar o convite formulado e, de um modo particular, ao Prof. Nelo Vingada que fez um grande esforço para estar presente, uma vez que tinha acabado de chegar de uma viagem e na próxima madrugada voltava a partir para o estrangeiro.

Eng.º Carlos Santos, Vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro - Começou por agradecer o convite, deu as boas-vindas a todas os presentes, e que era uma grande honra terem escolhido o concelho para realizar um Colóquio que reputava de vital importância para o desenvolvimento do futebol.
Seguidamente fez referência ao Desenvolvimento Desportivo do Concelho e ao Plano Estratégico, tendo em atenção a importância do desporto na qualidade de vida das sociedades modernas - O Desporto constitui um pilar essencial para quem quer ter uma vida saudável. A C. M. Aveiro criou um Regulamento Desportivo do qual fazem parte os contratos-programa de desenvolvimento desportivo. Entre os vários requisitos a considerar para aprovar os contratos apresentados pelos clubes, valoriza-se bastante aqueles que têm a enquadrar as suas várias equipas técnicos devidamente habilitados e credenciados, factor determinante para proporcionar uma boa formação desportiva, cultural e social dos jovens. Aproveitava a oportunidade para realçar o importante investimento que a A. F. Aveiro tem feito na área da formação dos treinadores e outros agentes desportivos.

Dra. Dulce Gil, - Nutrição no desporto versus vida saudável. A salientar: A alimentação é um marco essencial para o desenvolvimento da criança. A importância da alimentação no exercício físico. Tem como base na saúde física, psíquica e emocional

Prof. Nelo Vingada - Começou por fazer um breve resumo histórico da formação e actividade do Treinador. “À medida que a visão economicista e o negócio se sobrepõe ao essencial do jogo de futebol o papel do treinador vai-se esbatendo”. Hoje, algumas operações de recrutamento e afastamento de treinadores têm a ver com o impacto, com o negócio e interesses comerciais e não com a sua competência. Por isso, terá que haver uma inversão de valores, caso contrário o futebol ficará confinado a uma elite de clubes, com todo o prejuízo que isso tem para o seu desenvolvimento. Cabe às novas gerações fazer esse combate e lutar para se educar espíritos, moldar pessoas de modo a inverter a situação.
Actualmente, embora seja tudo melhor a nível de infra-estruturas e equipamentos desportivos o papel do treinador é menorizado. Durante a semana continua a desempenhar o seu papel; mas, quando chega ao fim-de-semana o protagonismo é dado aos árbitros, empresários, comentadores desportivos, etc.
Paradoxalmente, o treinador actual está mais documentado, mais dotado culturalmente e tem uma visão prospectiva, mas está mais manietado.
Actualmente, não são ouvidos na calendarização e planificação, mas depois sofrem as consequências com as alterações do ciclo de trabalho com a marcação de jogos à 6.ª, sábado, domingo, segunda, etc, (é preciso regulamentar a exemplo do que sucede noutros países desenvolvidos) para satisfazer interesses de grandes empresas e patrocinadores. Os próprios presidentes dos clubes, das associações e federações não decidem nada sobre esta matéria. Pela sua parte, vê com alguma reserva o futuro do futebol e é preciso urgentemente inverter o rumo deste estado de coisas.
Recordou a sua passagem pelas selecções nacionais, o apuramento regular para as fases finais das competições e os títulos conquistados. Infelizmente hoje, são conhecidas as dificuldades para constituir as selecções em virtude do elevado número de estrangeiros a militar nas próprias equipas jovens dos clubes, e, como é óbvio, depois reflecte-se nas dificuldades de recrutamento para a própria Selecção Nacional “A”.
Na década de 80/90 a A. F. Aveiro com a criação do seu Gabinete Técnico (da qual fazia parte Manuel Sousa aqui presente) foi pioneira e apontada por Carlos Queiroz como um exemplo a seguir pelo excelente trabalho desenvolvido ao nível da formação de treinadores e de jogadores de reconhecido valor no panorama desportivo nacional e internacional, (lembrando o nome de alguns, um dos quais presente Luís Miguel, Campeão do Mundo 1991). Portanto, é preciso recuperar essa dinâmica e essa mística a nível nacional para que se possa retomar o rumo de outrora e atingir os resultados ambicionados.
Finalmente lançou a ideia de se organizar um Congresso Nacional para debater e discutir esta problemática e encontrar as melhores soluções tendo em vista um futuro melhor para o futebol.

Manuel Pinho, Presidente Núcleo – Agradeceu a todas as entidades e filiados que apoiaram ou colaboraram com o Núcleo nas actividades desenvolvidas, designadamente às Câmaras Municipais de Aveiro, da Feira e Oliveira de Azeméis, às Juntas de Freguesia de Oliveira de Azeméis, S. J. Madeira, Lourosa, Lamas e Feira, à A. F. Aveiro, U. D. Oliveirense, C. D. Feirense, ANTF e empresas. Por último, manifestou a disponibilidade do Núcleo para colaborar na organização de actividades que pretendam levar a efeito no futuro e agradeceu a participação de todos e, de um modo muito especial, aos prelectores de reconhecidos méritos e prestígio que corresponderam ao convite formulado. Finalmente agradeceu a todos os órgão de comunicação social a divulgação e cobertura da actividade do Núcleo e em particular do Programa do Colóquio “Contributos para um futebol Melhor”.
Finalmente, apresentou os Parabéns à AFA pelo seu 85.º aniversário, bem como a disponibilidade do Núcleo para colaborar noutras iniciativas.
Aos Prelectores foram oferecidas lembranças alusivas ao evento pela A. F. Aveiro e distribuídos certificados de participação a todos os presentes, pelo Núcleo de Treinadores.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Atitude Positiva

Todos nós sabemos que o futebol é muito mais que um jogo; também sabemos que é ele próprio, o jogo, que nos faz gostar tanto do futebol: a adrenalina do tempo a passar e da necessidade de mudar o resultado, a ansiedade pelo apito do árbitro quando estamos a vencer, a rivalidade com os adversários, entre outras coisas...

Neste mundo que é o Futebol todos devemos fomentar a sua prática e o respeito pelas regras básicas da competição.

Regras básicas, essas, que não estão escritas em lado algum mas que por princípio devemos cumprir. Não estou a referir ao polémico “fair-play” do enviar a bola para fora porque o atleta está (ou não) lesionado, estou a referir-me a atitudes de respeito que devemos manter para com todos intervenientes no jogo.

Este cumprimento de regras básicas é tão mais importante quanto mais jovens são os intervenientes no jogo.

Sabemos que, infelizmente, na maioria dos campeonatos das camadas jovens em Portugal existem enormes desequilíbrios tornando resultados volumosos mais habituais que o conveniente para o desenvolvimento dos atletas contudo este desequilíbrio não pode descambar para a falta de respeito pelo adversário.

A tendência dos mais jovens é “gozar” com os mais fracos, atitude que deve ser corrigida por nós treinadores e dirigentes, faltando ao respeito aos colegas de jogo e ao clube adversário.

Devemos sempre recordar aos nossos jovens que só é possível competir se existirem adversários e que a melhorar forma de respeitar os nossos adversários é empenhar-nos ao máximo no jogo, jogando o mesmo sempre nos limites, com esta atitude não só respeitamos o adversário como o ajudamos a evoluir ao mesmo tempo que nós evoluímos e concretizamos os nossos objectivos.

Queremos um futebol positivo que sirva para integrar pessoas, para que estas se divirtam e que o jogo seja uma competição árdua mas leal para tal devemos respeitar todos e empenhar-nos o máximo na evolução pessoal que só fará sentido dentro da evolução colectiva que é nosso FUTEBOL!

sábado, 7 de novembro de 2009

Pensamento da semana...

“Torna-te naquilo que és, para fazeres aquilo que só tu podes fazer.”

Friedrich Nietzche (1844-1900)

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Subimos mais um degrau...

O desafio que tínhamos para o domingo passado foi superado.

Vencemos 6-1!

A excelente primeira parte que efectuamos levou-nos para o intervalo a vencer por 4-0.

Apesar da vitória gorda, como todos podemos verificar na segunda parte, sempre que a nossa qualidade e intensidade de jogo baixou o perigo rondou a nossa baliza.

Para além dos pontos e confiança ganhas é importante perceber que só é possível fazermos a diferença se jogarmos no máximo das nossas potencialidades, caso contrário somos uma equipa engraçada mas facilmente ultrapassável.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Colóquio Contributos para um futebol melhor

SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2009 – ÀS 21H00AUDITÓRIO DA C. M. AVEIRO, PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE AVEIRO
DESTINATÁRIOS:

Dirigentes, Treinadores, Atletas, Árbitros, Comunicação Social, Outros Agentes Desportivos e Público em Geral.

PROGRAMA
TEMAS

PRELECTORES


21H00 – SESSÃO DE ABERTURA


Sr. Manuel Pinho, Presidente Núcleo Treinadores Eng. Carlos Santos, Vereador C. M. Aveiro
Dr. Elísio Amorim, Presidente da A. F. Aveiro



21H15 – NUTRIÇÃO NO DESPORTO
VERSUS VIDA SAUDÁVEL.


Dr. Dulce Gil – Especialista em Nutrição.


22H30 - O PAPEL DO TREINADOR NO
MOMENTO ACTUAL DO FUTEBOL.


Prof. Nelo Vingada – Treinador de Futebol.


23H30/24H00 – DEBATE.


Moderador: Jacinto Martins


24H00 - ENCERRAMENTO.
Organização: Núcleo Treinadores Futebol Aveiro, A. F. Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

Núcleo Treinadores de Aveiro
Rua de Santo António, 31 A, Loja 208 – 3700-261 São João da Madeira
Telef.: 917 563 095 / 933 287 788 Email: ntfutebolaveiro@hotmail.com
INSCRIÇÕES:

Obrigatórias e Gratuitas
Data Limite:

12 de Novembro de 2009