segunda-feira, 7 de junho de 2010

A busca do novo Mourinho...

No universo do futebol português existem temas incontornáveis no contexto e temas incontornáveis intemporalmente.

Estamos a dias de começar o Mundial de futebol, o primeiro disputado em solo africano, onde a selecção nacional participa e tem legitimas aspirações de ter bom desempenho.

À poucos dias atrás, mais concretamente, dia 31 de Maio do corrente ano, José Mourinho, actual campeão europeu em título, venceu a Champions League ao serviço do Inter de Milão frente ao Bayern de Munique do seu “mestre” Van Gaal em pleno Barnabéu, foi apresentado como treinador do clube com maior história do mundo, o Real Madrid.

Estes são os temas do contexto, ou seja, da actualidade, apesar de estes serem os grandes temas no panorama futebolístico português continuamos com a obsessão de responder a pergunta: Quem será o novo Mourinho?

A cada época melhor conseguida por um técnico jovem, com um discurso diferente e irreverente e com uma imagem cuidada, temos um novo candidato.
Várias hipóteses se perfilam sendo o mais forte candidato, o seu antigo colaborador André Villas-boas, diz a imprensa.

A resposta a esta pergunta é simples, na minha opinião, Mourinho é único, já tem um lugar na história do futebol mundial e não terá uma nova “versão”.
Os treinadores portugueses são cultos e terão sucesso, será o mesmo que Mourinho teve/tem?
Só saberemos com o decorrer do tempo, acredito que é possível, a história mostra que ciclicamente “o génio” sai da lâmpada e faz magia.
Não percamos tempo com discussões inúteis para a nossa evolução e sejamos nós próprios a trilhar o nosso caminho.

Sem comentários: