terça-feira, 24 de junho de 2008

Um planeamento diferente

Com o novo projecto no qual estou inserido encaminhado, como prometido irei regressar para dinamizar este espaço.
Entre outras novidades, que brevemente anunciarei, irei começar a comentar algumas notícias relativas ao treino de futebol.

Não irei divulgar a entidade dos envolvidos nas notícias, por razões ético-profissionais.

Nas minhas pesquisas deparei-me com a seguinte notícia:

“O plantel A começa os trabalhos no dia X de Julho, isto porque, no dia X+5, a equipa tem um particular marcado com um grande. Depois do jogo, o plantel terá mais uma semana de férias.”

- Plantel A, equipa sénior que milita nos escalões nacionais inferiores

Após ler esta notícia, de imediato, me interroguei:

Qual será o objectivo deste colega ao fazer regressar os jogadores mais cedo e depois dar-lhes mais uma semana de descanso após o “prémio” que é um jogo contra um grande?

Qual a eficácia, em termos físicos, dos 5 dias de treino que os atletas terão até ao jogo sendo que depois descansarão o mesmo número de dias que trabalharam?

Psicologicamente, será importante para os atletas interromperem as suas férias 5 dias para jogarem com um grande?

Sabendo o treinador que a probabilidade de vitória é reduzida, dando férias imediatamente a seguir ao jogo como é efectuada a recuperação mental dos jogadores?

Ou será que o jogo deverá ser encarado como um prémio e o resultado não importa? Então porque treinar 5 dias para o jogo?

Enfim, um grande turbilhão de ideias me passou pela cabeça.

Acredito que um correcto planeamento é um importante alicerce na rota do êxito de qualquer projecto.
O planeamento para ser eficaz é necessário que seja claro, objectivo e conhecedor.

Não posso planear jogar 5 jogos na pré-época com equipas estrangeiras se o meu clube não tem orçamento para tal.
Tenho de gerir os graus de complexidade dos treinos de acordo com os conteúdos fornecidos aos atletas.

Sobre este tema muita coisa existe para dizer, mais à frente colocarei um post sobre planeamento anual de treinos, aguardo outras visões e comentários sobre esta notícia.

6 comentários:

FT disse...

Imagina que o caché que esse grande vai pagar é 20% do orçamento do clube e o jogo tem que se realizar nessa data.

Jogavas ou nao?

De fora, pode ter várias interpretações, mas no futebol, os interesses são muitos e é preciso geri-los de forma cuidadosa.

A minha opinião é que o treinador planeou a forma mais suave para que todas as partes ficassem razoavelmente satisfeitas...

Mas isto a ver de fora, claro...

Cumprimentos,
Telmo Frias

Bruno Dias disse...

Telmo,

Obrigado pela opinião.

A questão do caché, é obviamente importante para um clube de pequenas dimensões e considerando que fosse essa a situação e que o treinador aceitou pelo caché, consideras que faz sentido treinar 5 dias para o jogo e depois descansar cerca de 1 semana?

Em termos físicos, parece-me que o jogo e os respectivos treinos não irão acrescentar nada devido à posterior paragem; em termos mentais,sabendo os jogadores que apenas estão ali para ganhar o caché, não seria mais motivante para eles de seguida ter actividades conjuntas usufruindo de parte desse caché.

Digo de parte porque muito provavelmente se o treinador aceitou pelo caché, acredito que o tenha feito pela necessidade do clube em realizar dinheiro, mas como líder do grupo faz sentido o treinador pedir uma parte da verba para a sua equipa e organizar possíveis actividades com vista a melhoria do seu grupo.

Claro que a análise feita de fora é sempre subjectiva...

FT disse...

A questão dos 5 dias anteriores ao jogo é pertinente. Provavelmente não quer deixar uma imagem demasiado desleixada...

Quando dizes "o treinador aceitou pelo caché", não te podes esquecer que, em muitos clubes, o poder de decisão do treinador é muito limitado.
Há a hipótese de ser uma "imposição" da direcção...

Cumprimentos,
Telmo Frias

Dennis Bergkamp disse...

Concordo com o Telmo.

Ainda a bem pouco tempo, na 1ª liga, houve um jogo que foi "deslocado" para o estádio do Algarve, para que com a receita de bilheteira ( e transmissão televisiva) esse clube conseguisse ter $$$$ para pagar não sei quantos meses de ordenados em atraso.

Decisões que em nada ajudaram no plano do rendimento desportivo, mas nem era isso que estava em causa.

Num mundo ideal, em que cada treinador tivesse o tempo para treinar que bem entendesse, com as condições que desejasse.. parece-me óbvio que ninguém iria fazer o que vem descrito no post

o problema é que este mundo, está longe de ser o ideal, e quem "manda" está muito longe de por em primeiro lugar o rendimento desportivo.

Já se viu exemplos de grandes equipas que na pré temporada fazem tours pelos USA, ou pela Asia, simplesmente porque é financeiramente rentável. Mesmo com os treinadores a afirmarem que existem bastantes prejuisos no que diz respeito ao rendimento da individual e colectivo.

Abraço e bemvindo de volta aos posts.

Bruno Dias disse...

Telmo e Bruno,

Todos sabemos que na grande maioria dos clubes, a opinião do treinador, não é devidamente considerada.

Mas o que achei mais curioso na noticia de facto de o plantel treinar de 5 dias para o jogo e a pausa de cerca de 1 semana posteriormente. Esta decisão é de treinador...

Abraço

Dennis Bergkamp disse...

Exacto.

Relativamente a semana de férias posterior ao jogo..

Que se "dê" uma folga de 2 dias ( um fim de semana por exemplo ), tudo bem, caso contrário... uma paragem de 5 dias no trabalho para quê? para que os atletas cometam os excessos todos que cometem quando não estão a ser controlados?

Todo o tempo que temos disponivel é pouco para treinar, para que possamos praticar o que queremos para atingir os nossos objectivos.

No lugar desse treinador, eu daria no máximo 2 dias de folga e de seguida retornaria ao trabalho.